Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37161
Título: Robótica competitiva: desenvolvimento e teste de um protótipo de robô sumô
Título(s) alternativo(s): Competitive robotics: development and testing of a sumo robot prototype
Autor(es): CARLOS, Luana Beatriz Souza
SANTOS, Poliana Victória Barbosa dos
OLIVEIRA, Thais Vitória de
OLIVEIRA, Thiago Luiz de
Orientador(es): TRAVALHONI, Leandro Rogério
Outro(s) contribuidor(es): TRAVALHONI, Leandro Rogério
VARAVALLO, Rogério
POMPEO, Alexandre
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Desenvolvimento de tecnologia;Robôs
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: 103
Referência Bibliográfica: CARLOS, Luana Beatriz Souza. Robótica competitiva: desenvolvimento e testes de um protótipo de robô Sumô. Orientador: Prof. Leandro Rogério Travalhoni. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Mecatrônica - MTec) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2024.
Resumo: Este documento apresenta o Projeto Técnico Robótica Competitiva: Desenvolvimento e Testes de um Protótipo de Robô Sumô referente ao projeto de Trabalho de Conclusão de Curso elaborado pela equipe. Esse projeto foi escolhido por proporcionar aos estudantes uma oportunidade de desenvolver habilidades e competências relativas ao curso de Mecatrônica, contribuindo para sua formação e preparando-os para novas jornadas. Um robô autônomo é uma máquina que executa funções sem intervenção externa, utilizando sistemas microprocessados, sensores e lógica computacional para tomar decisões e agir no ambiente em que está inserido. Esses sistemas autônomos podem variar desde sensores até microprocessadores e podem ser alimentados por diferentes fontes de energia. No contexto de um projeto de robô para competições de sumô, existem regras específicas a serem seguidas. O principal objetivo da competição é empurrar o adversário para fora de uma área delimitada. As regras determinam as dimensões do robô, como largura, comprimento, limite de massa e altura livre, e proíbem características destrutivas. O combate tem uma duração definida, conhecida como round, que geralmente é de 90 segundos. Como o robô não é controlado externamente, ele deve ser capaz de internamente realizar a contagem do tempo e automaticamente parar quando o tempo acabar. Além disso, as normas internacionais exigem que a borda da arena de combate seja branca e a parte interna seja preta.
Descrição: -
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37161
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robótica Competitiva Desenvolvimento e Testes de um Protótipo de Robô Sumô 3A1.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.