Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37145
Title: Uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino superior: perspectivas didáticas para docentes
Authors: ARITA, Robson Ken Iti
Advisor: BLAITT, Jefferson
type of document: Monografia
Keywords: Inteligência artificial;Ensino superior
Issue Date: Nov-2024
Publisher: 003
Citation: ARITA, Robson Ken Iti. Uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino superior: perspectivas didáticas para docentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024.
Abstract: Este trabalho explora a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, destacando seu potencial para transformar o processo de ensino aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, foram analisadas ferramentas como chatbots, sistemas de deep learning e plataformas adaptativas. A metodologia incluiu a revisão de literatura, análise de casos de sucesso e levantamento das percepções de docentes sobre o tema. Identificou-se que essas ferramentas possibilitam personalização do aprendizado, automação de tarefas administrativas e suporte a práticas pedagógicas inovadoras. Contudo, desafios como questões éticas, privacidade de dados e capacitação docente foram também destacados. Os resultados mostram que a aplicação da IA pode melhorar a eficiência e a inclusão no ambiente acadêmico, desde que implementada com estratégias que promovam a formação contínua de professores e a reflexão ética sobre suas implicações sociais. O estudo conclui que a IA é uma aliada poderosa para a educação, mas seu uso exige um planejamento cuidadoso para alcançar benefícios sustentáveis e equitativos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37145
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.