Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBLAITT, Jefferson-
dc.contributor.authorARITA, Robson Ken Iti-
dc.date.accessioned2025-10-23T13:33:34Z-
dc.date.available2025-10-23T13:33:34Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.citationARITA, Robson Ken Iti. Uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino superior: perspectivas didáticas para docentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37145-
dc.description.abstractEste trabalho explora a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, destacando seu potencial para transformar o processo de ensino aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, foram analisadas ferramentas como chatbots, sistemas de deep learning e plataformas adaptativas. A metodologia incluiu a revisão de literatura, análise de casos de sucesso e levantamento das percepções de docentes sobre o tema. Identificou-se que essas ferramentas possibilitam personalização do aprendizado, automação de tarefas administrativas e suporte a práticas pedagógicas inovadoras. Contudo, desafios como questões éticas, privacidade de dados e capacitação docente foram também destacados. Os resultados mostram que a aplicação da IA pode melhorar a eficiência e a inclusão no ambiente acadêmico, desde que implementada com estratégias que promovam a formação contínua de professores e a reflexão ética sobre suas implicações sociais. O estudo conclui que a IA é uma aliada poderosa para a educação, mas seu uso exige um planejamento cuidadoso para alcançar benefícios sustentáveis e equitativos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher003pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleUso de ferramentas de inteligência artificial no ensino superior: perspectivas didáticas para docentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.