Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37145Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | BLAITT, Jefferson | - |
| dc.contributor.author | ARITA, Robson Ken Iti | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T13:33:34Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T13:33:34Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11 | - |
| dc.identifier.citation | ARITA, Robson Ken Iti. Uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino superior: perspectivas didáticas para docentes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37145 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho explora a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, destacando seu potencial para transformar o processo de ensino aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, foram analisadas ferramentas como chatbots, sistemas de deep learning e plataformas adaptativas. A metodologia incluiu a revisão de literatura, análise de casos de sucesso e levantamento das percepções de docentes sobre o tema. Identificou-se que essas ferramentas possibilitam personalização do aprendizado, automação de tarefas administrativas e suporte a práticas pedagógicas inovadoras. Contudo, desafios como questões éticas, privacidade de dados e capacitação docente foram também destacados. Os resultados mostram que a aplicação da IA pode melhorar a eficiência e a inclusão no ambiente acadêmico, desde que implementada com estratégias que promovam a formação contínua de professores e a reflexão ética sobre suas implicações sociais. O estudo conclui que a IA é uma aliada poderosa para a educação, mas seu uso exige um planejamento cuidadoso para alcançar benefícios sustentáveis e equitativos. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 003 | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | Uso de ferramentas de inteligência artificial no ensino superior: perspectivas didáticas para docentes | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| analise_de_sistemas_2024_2_robson_ken_iti_arita_uso_de_ferramentas_de_inteligencia_artificial_no_ensino_superior.pdf Restricted Access | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.