Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBERTANI, Reinaldo Aparecido-
dc.contributor.authorSANTOS, Alice Rocha-
dc.contributor.authorSANTOS, Dênis Rocha-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Gleice-
dc.contributor.authorDIAS, Luís Carlos-
dc.contributor.authorFREITAS, Maria Neide-
dc.contributor.otherALBINO, André Antônio-
dc.date.accessioned2025-10-22T23:46:13Z-
dc.date.available2025-10-22T23:46:13Z-
dc.date.issued2017-06-16-
dc.identifier.citationSANTOS , Alice Rocha; SANTOS, Dênis Rocha ; GONÇALVES, Gleice; DIAS, Luís Carlos; FREITAS, Maria Neide. Estudo do Modal Ferroviário, como apoio à Logística de Transportes. . 2017.Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) - ETEC Gino Rezaghi (Unidade descentralizada de Louveira), Cajamar, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37128-
dc.description.abstractNa atual globalização mercadológica, empresas demandam a todo momento otimização e agregação de valores aos procedimentos de logística visando a competição relacionada aos concorrentes. Assim, a logística possui a obrigação de ser diferenciada buscando soluções que integrem processos distributivos alocando cargas mediante necessidades operacionais, táticas e estratégicas. De acordo com o demonstrado, o setor de transportes representa o Supply Chain Management (SCM), ou seja, a cadeia de suprimentos, buscando, assim, integra os modais de transporte para que busquem a integração entre os mesmos, correspondendo, assim, para necessidade empresariais e consequentemente de clientes, agregando valores correspondentes objetivando vantagens relacionadas à fabricação de produtos ou ofertas serviçais. De acordo com os modais o ferroviário mostra-se como a alternativa que melhora a cadeia de transportes envolvendo cargas, principalmente no Brasil, o que faz com que se aumente a competitividade empresarial setorial melhorando os fluxos. Assim, o modal ferroviário se torna competitivo necessitando investimentos empresariais vidando clientes internos e externos.pt_BR
dc.description.abstractIn the current market globalization, companies demand at all times optimization and aggregation of values to the logistics procedures aiming at competition related to competitors. Thus, logistics has the obligation to be differentiated looking for solutions that integrate distributive processes allocating cargoes through operational, tactical and strategic needs. According to what has been demonstrated, the transport sector represents Supply Chain Management (SCM), that is, the supply chain, thus seeking to integrate transportation modalities so that they seek integration among them, thus corresponding to necessity Business and consequently of customers, adding corresponding values aiming at advantages related to the manufacture of products or offers services. According to the modals the railroad is shown as the alternative that improves the transport chain involving loads, mainly in Brazil, which increases the sectorial business competitiveness, improving the flows. Thus, the railway modal becomes competitive necessitating business investments vis-à-vis internal and external customers.-
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher191pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectGestão da cadeia de suprimentospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstudo do modal ferroviário, como apoio à logística de transportespt_BR
dc.title.alternativeStudy of the railway modality, as support for transport logisticspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FINALIZADO.pdf
  Restricted Access
1.88 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.