Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37083
Title: Perfil do conhecimento dos futuros técnicos em enfermagem sobre comunicação para acolhimento de clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pronto atendimento
Other Titles: Profile of nursing technician students' knowledge about communication for welcoming clients with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Emergency Care
Authors: PASTOR, Leticia Gabriela de Souza
COSTA, Luciane Aparecida Rodrigues
SILVA, Maryellen Dal Médico
CAMARGO, Paola Silva
MENEGUEL, Tamara Mariela
Advisor: SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira
type of document: Artigo Científico
Keywords: Enfermagem;Transtorno do espectro autista;Comunicação em enfermagem
Issue Date: 2-Dec-2024
Publisher: 135
Citation: PASTOR, Leticia Gabriela de Souza. Perfil do conhecimento dos futuros técnicos em enfermagem sobre comunicação para acolhimento de clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pronto atendimento. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2024.
Abstract: O estudo foi motivado pelo aumento significativo de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo, o que exige maior capacitação dos profissionais de enfermagem. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o manejo técnico e o uso de técnicas de comunicação no atendimento a pacientes com TEA. A pesquisa utilizou uma abordagem bibliográfica, exploratória e análise quanti qualitativa, com questionários aplicados aos alunos da Etec Rodrigues de Abreu. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos alunos tenha conhecimento básico sobre o TEA, há lacunas substanciais no domínio das técnicas de acolhimento e comunicação, com desempenho inferior a 60% em todos os módulos. As conclusões indicam a necessidade de reestruturação do currículo, incorporando conteúdos específicos sobre o manejo de pacientes com TEA, com ênfase tanto no desenvolvimento teórico quanto em práticas pedagógicas que melhorem a humanização do cuidado. Isso é essencial para preparar os futuros profissionais, frente ao aumento expressivo de diagnósticos de TEA e às demandas específicas.
The study was motivated by the significant increase in Autism Spectrum Disorder (ASD) cases worldwide, which requires enhanced training for nursing professionals. The objective was to evaluate the level of knowledge among nursing students regarding technical management and the use of communication techniques in caring for patients with ASD. The research employed a bibliographic, exploratory approach and quantitative-qualitative analysis, with questionnaires administered to students at Etec Rodrigues de Abreu. The results revealed that while most students had basic knowledge about ASD, there were substantial gaps in mastering welcoming and communication techniques, with performance below 60% across all modules. The conclusions indicate the need for curriculum restructuring, incorporating specific content on the management of patients with ASD, with emphasis on both theoretical development and pedagogical practices that enhance the humanization of care. This is essential to prepare future professionals, given the significant increase in ASD diagnoses and the specific demands they present.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37083
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.