Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira-
dc.contributor.authorPASTOR, Leticia Gabriela de Souza-
dc.contributor.authorCOSTA, Luciane Aparecida Rodrigues-
dc.contributor.authorSILVA, Maryellen Dal Médico-
dc.contributor.authorCAMARGO, Paola Silva-
dc.contributor.authorMENEGUEL, Tamara Mariela-
dc.date.accessioned2025-10-22T19:52:39Z-
dc.date.available2025-10-22T19:52:39Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationPASTOR, Leticia Gabriela de Souza. Perfil do conhecimento dos futuros técnicos em enfermagem sobre comunicação para acolhimento de clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pronto atendimento. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37083-
dc.description.abstractO estudo foi motivado pelo aumento significativo de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mundo, o que exige maior capacitação dos profissionais de enfermagem. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o manejo técnico e o uso de técnicas de comunicação no atendimento a pacientes com TEA. A pesquisa utilizou uma abordagem bibliográfica, exploratória e análise quanti qualitativa, com questionários aplicados aos alunos da Etec Rodrigues de Abreu. Os resultados revelaram que, embora a maioria dos alunos tenha conhecimento básico sobre o TEA, há lacunas substanciais no domínio das técnicas de acolhimento e comunicação, com desempenho inferior a 60% em todos os módulos. As conclusões indicam a necessidade de reestruturação do currículo, incorporando conteúdos específicos sobre o manejo de pacientes com TEA, com ênfase tanto no desenvolvimento teórico quanto em práticas pedagógicas que melhorem a humanização do cuidado. Isso é essencial para preparar os futuros profissionais, frente ao aumento expressivo de diagnósticos de TEA e às demandas específicas.pt_BR
dc.description.abstractThe study was motivated by the significant increase in Autism Spectrum Disorder (ASD) cases worldwide, which requires enhanced training for nursing professionals. The objective was to evaluate the level of knowledge among nursing students regarding technical management and the use of communication techniques in caring for patients with ASD. The research employed a bibliographic, exploratory approach and quantitative-qualitative analysis, with questionnaires administered to students at Etec Rodrigues de Abreu. The results revealed that while most students had basic knowledge about ASD, there were substantial gaps in mastering welcoming and communication techniques, with performance below 60% across all modules. The conclusions indicate the need for curriculum restructuring, incorporating specific content on the management of patients with ASD, with emphasis on both theoretical development and pedagogical practices that enhance the humanization of care. This is essential to prepare future professionals, given the significant increase in ASD diagnoses and the specific demands they present.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher135pt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectComunicação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titlePerfil do conhecimento dos futuros técnicos em enfermagem sobre comunicação para acolhimento de clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pronto atendimentopt_BR
dc.title.alternativeProfile of nursing technician students' knowledge about communication for welcoming clients with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Emergency Carept_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.