Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37027| Title: | Os efeitos das principais diversidades no ambiente escolar: estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Garça (SP) |
| Other Titles: | The effects of the main diversities in the school environment: case study in a public elementary school in the city of Garça (SP). |
| Authors: | SANTOS, Paloma de Lima dos |
| Advisor: | CRUZ, William Carlos |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Ensino e aprendizagem |
| Issue Date: | 19-Jun-2023 |
| Publisher: | 119 |
| Citation: | SANTOS, Paloma de Lima dos. Os efeitos das principais diversidades no ambiente escolar: estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Garça (SP). Orientador: William Carlos Cruz. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura, Garça, 2023. |
| Abstract: | Diversidade é o diferente, o diverso a pluralidade. Há milhões de diversidades, mas foi
enfatizado no ambiente escolar tendo em mente ser uma das bases do crescimento do
ser humano. Para analisar esse ambiente a pesquisa teve como problema de pesquisa
central: Quais são as práticas adotadas para trabalhar a diversidade numa escola pública
de ensino fundamental da Cidade de Garça (SP)? Com o objetivo geral de identificar
as práticas adotadas para trabalhar a diversidade na escola X. A escolha do tema se deu
mediante a importância de se estruturar no ambiente educacional a cultura do respeito e
aceitação ao próximo, acreditando ser um ambiente de formação de pessoas e por gerar
efeitos positivos na economia, onde indivíduos diversos são inseridos no mercado de
trabalho diminuindo a taxa de desemprego gerando oportunidades e motivação
aumentando a produtividade e disposição durante a carga horária de trabalho do
funcionário. Através de dados analisados na base scielo.org pôde perceber uma queda
no ano de 2020 nas publicações de documentos com essa temática com foco no
ambiente escolar enfatizando ainda mais a importância da abordagem do assunto.
Buscando dados para uma maior credibilidade à pesquisa julgou-se necessário a
aplicação de um questionário fechado baseado na escala de likert, sendo a pesquisa
quali-quantitativa usando para a análise dos resultados a média ponderada gerada pelo
ranking médio (RM), onde há uma variação indicando o grau de concordância ou
discordância. A pesquisa teve sua aplicação em uma escola do ensino fundamental da
rede pública, atendendo pré-adolescentes e adolescentes do 6º ano / 7º ano / 8º ano / 9º
ano. Ao final na pesquisa pode-se observar como resultado que a diversidade na escola
teria maior atenção entre funcionários e professores, mostrando que entre os alunos
ainda carece de maior atenção. Por fim, concluiu-se que esse é um tema que precisa ser
mais discutido entre os alunos na instituição. Diversity is different, diversity is plurality. There are millions of diversities, but it was emphasized in the school environment, keeping in mind that it is one of the bases of human growth. To analyze this environment, the research had as its central research problem: What are the practices adopted to work with diversity in a public elementary school in Cidade de Garça (SP)? With the general objective of identifying the practices adopted to work with diversity at school X. The choice of theme was based on the importance of structuring the culture of respect and acceptance of others in the educational environment, believing it to be na environment for training people and for generating positive effects in the economy, where diverse individuals are inserted in the labor market, reducing the unemployment rate, generating opportunities and motivation, increasing productivity and willingness during the employee’s workload. Through data analyzed in the scielo.org base, it was possible to perceive a drop in the year 2020 in the publications of documents with this theme focused on the school environment, emphasizing even more the importance of approaching the subject. Seeking data for greater credibility to the research, it was deemed necessary to apply a closed questionnaire based on the Likert scale, with the qualitative and quantitative research using the weighted average generated by the average ranking (RM) for the analysis of results, where there is a variation indicating the degree of agreement or disagreement. The research was applied in a public elementary school, serving preadolescents and adolescents from the 6th grade / 7th grade / 8th grade / 9th grade. At the end of the research, it can be observed as a result that diversity in the school would receive more attention among employees and teachers, showing that among students it still needs more attention. Finally, it was concluded that this is a topic that needs to be further discussed among students at the institution. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37027 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Gestão_2023_1_Paloma de Lima Dos Santos_Os efeitos das principais diversidades no ambiente Escolar, estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental.pdf Restricted Access | 283.33 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.