Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37018
Título: Reflexão sobre o autoconhecimento para melhor prática na escolha da profissão
Título(s) alternativo(s): Reflection on self-knowledge for better practice in career choice
Autor(es): VICENTE, Aline Aparecida Fernandes
SUPRIANO, Andreza Rodrigues
DAMACENO, Cynthia Crepaldi
SILVA, Maria Eduarda Valentin da
Orientador(es): SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;Carreira profissional;Escolha profissional;Autopercepção
Data do documento: 23-Jun-2025
Editor: 135
Referência Bibliográfica: VICENTE, Aline Aparecida Fernandes et. al. Reflexão sobre o autoconhecimento para melhor pratica na escolha da profissão. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência da personalidade e do autoconhecimento na escolha e no exercício da profissão de técnico em enfermagem. Considerando que a enfermagem é uma das profissões mais emocionalmente exigentes, investigou-se a presença de traços de personalidade entre os alunos do curso técnico da ETEC Rodrigues de Abreu, utilizando o modelo Big Five (Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo). A metodologia adotada foi o método hipotético dedutivo, com aplicação de um questionário baseado na escala de Likert, respondido por 83 alunos distribuídos entre os quatro módulos do curso. Os resultados demonstraram baixo índice de autoconhecimento emocional e variação nos traços de personalidade ao longo da formação. Observou-se, por exemplo, a queda nos índices de amabilidade e extroversão nos módulos mais avançados, além de altos níveis de neuroticismo, fator que pode contribuir para o desenvolvimento de estresse e burnout. Conclui-se que o curso técnico em enfermagem, embora tecnicamente estruturado, ainda carece de estratégias pedagógicas que promovam a construção da identidade profissional, o fortalecimento emocional e o desenvolvimento da autoeficácia entre os alunos. Sugere-se a inclusão de práticas educativas voltadas ao desenvolvimento das competências emocionais como forma de preparar melhor os futuros profissionais para os desafios da área da saúde.
This work aims to reflect on the influence of personality and self-knowledge in the choice and practice of the nursing technician profession. Considering that nursing is one of the most emotionally demanding professions, we investigated the presence of personality traits among students of the technical course at ETEC Rodrigues de Abreu, using the Big Five model (Openness, Conscientiousness, Extraversion, Agreeableness, and Neuroticism). The methodology adopted was the hypothetical-deductive method, with the application of a questionnaire based on the Likert scale, answered by 83 students distributed across the four modules of the course. The results demonstrated a low level of emotional self-awareness and variation in personality traits throughout the training. For example, a decline in agreeableness and extraversion indices was observed in the more advanced modules, in addition to high levels of neuroticism, a factor that may contribute to the development of stress and burnout. It is concluded that the nursing technical course, although technically structured, still lacks pedagogical strategies that promote the construction of professional identity, emotional strengthening, and the development of self-efficacy among students. The inclusion of educational practices focused on developing emotional competencies is suggested as a way to better prepare future professionals for the challenges of the healthcare field.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enfermagem_2025_1_alinevicente_reflexaosobreoautoconhecimentoparamelhorpraticanaescolhadaprofissao.pdf486.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.