Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira-
dc.contributor.authorVICENTE, Aline Aparecida Fernandes-
dc.contributor.authorSUPRIANO, Andreza Rodrigues-
dc.contributor.authorDAMACENO, Cynthia Crepaldi-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Eduarda Valentin da-
dc.date.accessioned2025-10-22T15:03:21Z-
dc.date.available2025-10-22T15:03:21Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.citationVICENTE, Aline Aparecida Fernandes et. al. Reflexão sobre o autoconhecimento para melhor pratica na escolha da profissão. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37018-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a influência da personalidade e do autoconhecimento na escolha e no exercício da profissão de técnico em enfermagem. Considerando que a enfermagem é uma das profissões mais emocionalmente exigentes, investigou-se a presença de traços de personalidade entre os alunos do curso técnico da ETEC Rodrigues de Abreu, utilizando o modelo Big Five (Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo). A metodologia adotada foi o método hipotético dedutivo, com aplicação de um questionário baseado na escala de Likert, respondido por 83 alunos distribuídos entre os quatro módulos do curso. Os resultados demonstraram baixo índice de autoconhecimento emocional e variação nos traços de personalidade ao longo da formação. Observou-se, por exemplo, a queda nos índices de amabilidade e extroversão nos módulos mais avançados, além de altos níveis de neuroticismo, fator que pode contribuir para o desenvolvimento de estresse e burnout. Conclui-se que o curso técnico em enfermagem, embora tecnicamente estruturado, ainda carece de estratégias pedagógicas que promovam a construção da identidade profissional, o fortalecimento emocional e o desenvolvimento da autoeficácia entre os alunos. Sugere-se a inclusão de práticas educativas voltadas ao desenvolvimento das competências emocionais como forma de preparar melhor os futuros profissionais para os desafios da área da saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the influence of personality and self-knowledge in the choice and practice of the nursing technician profession. Considering that nursing is one of the most emotionally demanding professions, we investigated the presence of personality traits among students of the technical course at ETEC Rodrigues de Abreu, using the Big Five model (Openness, Conscientiousness, Extraversion, Agreeableness, and Neuroticism). The methodology adopted was the hypothetical-deductive method, with the application of a questionnaire based on the Likert scale, answered by 83 students distributed across the four modules of the course. The results demonstrated a low level of emotional self-awareness and variation in personality traits throughout the training. For example, a decline in agreeableness and extraversion indices was observed in the more advanced modules, in addition to high levels of neuroticism, a factor that may contribute to the development of stress and burnout. It is concluded that the nursing technical course, although technically structured, still lacks pedagogical strategies that promote the construction of professional identity, emotional strengthening, and the development of self-efficacy among students. The inclusion of educational practices focused on developing emotional competencies is suggested as a way to better prepare future professionals for the challenges of the healthcare field.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Enfermagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher135pt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectAutopercepçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleReflexão sobre o autoconhecimento para melhor prática na escolha da profissãopt_BR
dc.title.alternativeReflection on self-knowledge for better practice in career choicept_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.