Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37006
Título: Visão dos alunos matriculados no curso técnico de enfermagem sobre a importância do cronotipo no desempenho escolar
Título(s) alternativo(s): Perspective of nursing technician students on the importance of chronotype in academic performance
Autor(es): XAVIER, Fernando Menezes
SANTOS, Gabriel Lopes dos
CARNEIRO, Juliane Jéssica
Orientador(es): SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;Análise de desempenho;Ambiente escolar;Ensino profissional e técnico
Data do documento: 16-Jun-2025
Editor: 135
Referência Bibliográfica: XAVIER, Fernando Menezes; SANTOS, Gabriel Lopes dos; CARNEIRO, Juliane Jéssica. Visão dos alunos matriculados no curso Técnico de Enfermagem sobre a importância do cronotipo no desempenho escolar. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2025.
Resumo: Esse trabalho se justifica por meio de que há tipos de cronotipos existentes no ser-humano, sendo assim um relógio biológico, caracterizado por Matutino, Vespertino, E Intermediário, portanto, formou-se como objetivo avaliar o cronotipo dos estudantes do curso Técnico de Enfermagem, levando em conta qual seria a visão sobre a importância desses ciclos. Para isso, foi utilizado o Método Hipotético Dedutivo com a pesquisa exploratória, tendo como instrumento um questionário aplicado para a população amostral de 63 acadêmicos ao todo, do Iº IIIº e IVº Módulos. Como resultados e conclusão deste trabalho, foi observado a prevalência de determinados cronotipos e suas influências em rotinas do estudante, sendo questionado se há o conhecimento do relógio biológico entre os acadêmicos. Conclui-se então pelo trabalho que o desconhecimento do próprio cronotipo pode comprometer não apenas o desempenho acadêmico, mas também a futura atuação profissional desses estudantes, tendo em vista que a Enfermagem demanda preparo físico e emocional, além de flexibilidade para lidar com diferentes turnos, portanto, compreender e respeitar o próprio ritmo biológico é essencial para promover um cuidado de qualidade, preservar a saúde mental e garantir uma atuação profissional mais equilibrada e eficaz.
This study is justified by the fact that there are existing chronotypes in humans, thus a biological clock, characterized as Morning, Evening, and Intermediate. Therefore, the objective was formed to evaluate the chronotype of Nursing Technician students, taking into account what their view would be on the importance of these cycles. For this, the Hypothetical Deductive Method was used with exploratory research, having as an instrument a questionnaire applied to a sample population of 63 students in total, from the 1st, 3rd, and 4th Modules. As results and conclusion of this work, the prevalence of certain chronotypes and their influences on student routines was observed, questioning whether there is knowledge about the biological clock among the students. It is concluded through this work that lack of knowledge about one's own chronotype can compromise not only academic performance but also the future professional performance of these students, considering that Nursing requires physical and emotional preparation, in addition to flexibility to deal with different shifts. Therefore, understanding and respecting one's own biological rhythm is essential to promote quality care, preserve mental health, and ensure a more balanced and effective professional performance.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37006
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.