Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37006| Title: | Visão dos alunos matriculados no curso técnico de enfermagem sobre a importância do cronotipo no desempenho escolar |
| Other Titles: | Perspective of nursing technician students on the importance of chronotype in academic performance |
| Authors: | XAVIER, Fernando Menezes SANTOS, Gabriel Lopes dos CARNEIRO, Juliane Jéssica |
| Advisor: | SOUZA, Rebeca de Oliveira Moreira |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Enfermagem;Análise de desempenho;Ambiente escolar;Ensino profissional e técnico |
| Issue Date: | 16-Jun-2025 |
| Publisher: | 135 |
| Citation: | XAVIER, Fernando Menezes; SANTOS, Gabriel Lopes dos; CARNEIRO, Juliane Jéssica. Visão dos alunos matriculados no curso Técnico de Enfermagem sobre a importância do cronotipo no desempenho escolar. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2025. |
| Abstract: | Esse trabalho se justifica por meio de que há tipos de cronotipos existentes no ser-humano, sendo assim um relógio biológico, caracterizado por Matutino, Vespertino, E Intermediário, portanto, formou-se como objetivo avaliar o cronotipo dos estudantes do curso Técnico de Enfermagem, levando em conta qual seria a visão sobre a importância desses ciclos. Para isso, foi utilizado o Método Hipotético Dedutivo com a pesquisa exploratória, tendo como instrumento um questionário aplicado para a população amostral de 63 acadêmicos ao todo, do Iº IIIº e IVº Módulos. Como resultados e conclusão deste trabalho, foi observado a prevalência de determinados cronotipos e suas influências em rotinas do estudante, sendo questionado se há o conhecimento do relógio biológico entre os acadêmicos. Conclui-se então pelo trabalho que o desconhecimento do próprio cronotipo pode comprometer não apenas o desempenho acadêmico, mas também a futura atuação profissional desses estudantes, tendo em vista que a Enfermagem demanda preparo físico e emocional, além de flexibilidade para lidar com diferentes turnos, portanto, compreender e respeitar o próprio ritmo biológico é essencial para promover um cuidado de qualidade, preservar a saúde mental e garantir uma atuação profissional mais equilibrada e eficaz. This study is justified by the fact that there are existing chronotypes in humans, thus a biological clock, characterized as Morning, Evening, and Intermediate. Therefore, the objective was formed to evaluate the chronotype of Nursing Technician students, taking into account what their view would be on the importance of these cycles. For this, the Hypothetical Deductive Method was used with exploratory research, having as an instrument a questionnaire applied to a sample population of 63 students in total, from the 1st, 3rd, and 4th Modules. As results and conclusion of this work, the prevalence of certain chronotypes and their influences on student routines was observed, questioning whether there is knowledge about the biological clock among the students. It is concluded through this work that lack of knowledge about one's own chronotype can compromise not only academic performance but also the future professional performance of these students, considering that Nursing requires physical and emotional preparation, in addition to flexibility to deal with different shifts. Therefore, understanding and respecting one's own biological rhythm is essential to promote quality care, preserve mental health, and ensure a more balanced and effective professional performance. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37006 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| enfermagem_2025_1_fernandoxavier_visaodosalunosmatriculadosnocursotecnicodeenfermagemsobreaimportanciadocronotiponodesempenhoescolar.pdf Restricted Access | 371.78 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.