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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37005| Título: | Jogo educacional: Tupã: o legado da luz |
| Autor(es): | BISPO, Daniel SANTANA, Gabriel dos Santos GERALDO, João Carlos Pereira SILVA, João Pedro Nunes SOUZA, Lucas Ferreira de |
| Orientador(es): | MERCADO, Cristiane Palomar |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Jogos educativos |
| Data do documento: | Nov-2024 |
| Editor: | 003 |
| Referência Bibliográfica: | BISPO, Daniel; SANTANA, Gabriel dos Santos; GERALDO, João Carlos Pereira; SILVA, João Pedro Nunes; SOUZA, Lucas Ferreira de. Jogo educacional: Tupã: o legado da luz. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024. |
| Resumo: | No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Sorocaba, muitos alunos
relatam dificuldades na absorção dos conteúdos de determinadas disciplinas, o que pode
resultar em perda de interesse e, consequentemente, levar à desistência ou ao
trancamento do curso. Sendo assim, este trabalho de graduação tem a visão de melhorar
a interatividade e o entendimento de conteúdos apresentados em sala de aula, para
ajudar os alunos do curso de ADS, com base na metodologia ativa Gamificação que
utiliza elementos de jogos para facilitar o aprendizado. O objetivo deste trabalho foi o
desenvolvimento de um jogo educacional com integração a uma aplicação web para os
professores e os alunos. Os professores, por meio da aplicação web, gerenciam o
conteúdo apresentado em sala de aula, e os alunos interagem com os conteúdos por
meio do jogo, possibilitando, assim, uma maneira mais interativa de assimilar o conteúdo.
Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa experimental que investigou os
desafios associados à implementação dessa plataforma, enfatizando a interatividade dos
usuários. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento da aplicação incluíram Visual
Studio e RPG Maker. Desta forma, a aplicação poderá contribuir, por meio da
gamificação, no apoio do aprendizado dos alunos em suas disciplinas cursadas e reverter
potencialmente desistências temporárias ou os cancelamentos de matrículas. In the Systems Analysis and Development course at Fatec Sorocaba, many students report difficulties in absorbing the content of certain subjects, which can result in loss of interest and, consequently, lead to dropping out or dropping out of the course. Therefore, this undergraduate work aims to improve the interactivity and understanding of content presented in the classroom, to help students in the ADS course, based on the active Gamification methodology that uses game elements to facilitate learning. The objective of this work was to develop an educational game integrated with a web application for teachers and students. Teachers, through the web application, manage the content presented in the classroom, and students interact with the content through the game, thus enabling a more interactive way of assimilating the content. To achieve this goal, an experimental research was conducted that investigated the challenges associated with the implementation of this platform, emphasizing user interactivity. The tools used to develop the application included Visual Studio and RPG Maker. In this way, the application can contribute, through gamification, to supporting students' learning in their subjects and potentially reversing temporary dropouts or cancellations of enrollments. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37005 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| analise_de_sistemas_2024_2_daniel_bispo_gabriel_santana_joao_geraldo_joao_pedro_silva_lucas_souza_tupa_o_legado_da_luz.pdf Restricted Access | 3.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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