Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37005Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | MERCADO, Cristiane Palomar | - |
| dc.contributor.author | BISPO, Daniel | - |
| dc.contributor.author | SANTANA, Gabriel dos Santos | - |
| dc.contributor.author | GERALDO, João Carlos Pereira | - |
| dc.contributor.author | SILVA, João Pedro Nunes | - |
| dc.contributor.author | SOUZA, Lucas Ferreira de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T14:14:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T14:14:11Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11 | - |
| dc.identifier.citation | BISPO, Daniel; SANTANA, Gabriel dos Santos; GERALDO, João Carlos Pereira; SILVA, João Pedro Nunes; SOUZA, Lucas Ferreira de. Jogo educacional: Tupã: o legado da luz. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37005 | - |
| dc.description.abstract | No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Sorocaba, muitos alunos relatam dificuldades na absorção dos conteúdos de determinadas disciplinas, o que pode resultar em perda de interesse e, consequentemente, levar à desistência ou ao trancamento do curso. Sendo assim, este trabalho de graduação tem a visão de melhorar a interatividade e o entendimento de conteúdos apresentados em sala de aula, para ajudar os alunos do curso de ADS, com base na metodologia ativa Gamificação que utiliza elementos de jogos para facilitar o aprendizado. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um jogo educacional com integração a uma aplicação web para os professores e os alunos. Os professores, por meio da aplicação web, gerenciam o conteúdo apresentado em sala de aula, e os alunos interagem com os conteúdos por meio do jogo, possibilitando, assim, uma maneira mais interativa de assimilar o conteúdo. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa experimental que investigou os desafios associados à implementação dessa plataforma, enfatizando a interatividade dos usuários. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento da aplicação incluíram Visual Studio e RPG Maker. Desta forma, a aplicação poderá contribuir, por meio da gamificação, no apoio do aprendizado dos alunos em suas disciplinas cursadas e reverter potencialmente desistências temporárias ou os cancelamentos de matrículas. | pt_BR |
| dc.description.abstract | In the Systems Analysis and Development course at Fatec Sorocaba, many students report difficulties in absorbing the content of certain subjects, which can result in loss of interest and, consequently, lead to dropping out or dropping out of the course. Therefore, this undergraduate work aims to improve the interactivity and understanding of content presented in the classroom, to help students in the ADS course, based on the active Gamification methodology that uses game elements to facilitate learning. The objective of this work was to develop an educational game integrated with a web application for teachers and students. Teachers, through the web application, manage the content presented in the classroom, and students interact with the content through the game, thus enabling a more interactive way of assimilating the content. To achieve this goal, an experimental research was conducted that investigated the challenges associated with the implementation of this platform, emphasizing user interactivity. The tools used to develop the application included Visual Studio and RPG Maker. In this way, the application can contribute, through gamification, to supporting students' learning in their subjects and potentially reversing temporary dropouts or cancellations of enrollments. | - |
| dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 003 | pt_BR |
| dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
| dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | Jogo educacional: Tupã: o legado da luz | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| analise_de_sistemas_2024_2_daniel_bispo_gabriel_santana_joao_geraldo_joao_pedro_silva_lucas_souza_tupa_o_legado_da_luz.pdf Restricted Access | 3.84 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.