Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36982
Título: A importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): The importance of relationship marketing for micro and small businesses
Autor(es): FUSTER, Gabriela Simões
SANTOS, Giovana Rachella dos
BARATO, Leonardo Hermenegildo
CANUTO, Maicon Willian
BARBOSA, Ornella Michelon
SONCINI, Rafaela Dias
Orientador(es): UZAE, Luciana Magalhães de Resende
JULIÃO, Diego
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing de relacionamento;Clientes - Fidelização
Data do documento: 2016
Editor: 151
Referência Bibliográfica: FUSTER, Gabriela Simões et al. A importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, SP, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve o propósito de analisar o marketing de relacionamento na empresa do segmento de comunicação visual, Fuster Sign & Serigrafia da cidade de Bebedouro - SP. Foram traçados objetivos geral e específicos, bem como metodologia de pesquisa. O objetivo geral é analisar a importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas. Para isso foi realizada uma entrevista com perguntas abertas para obtenção de dados qualitativos em uma amostra a ser definida. Assim, o trabalho foi concluído de forma a apresentar sugestões para os problemas propostos. O embasamento teórico seguiu a lógica: que a fidelização de clientes nas organizações tem sido considerada como uma grande preocupação para as empresas, devido a forte concorrência, o marketing de relacionamento proporciona para a organização a aproximação dos clientes e estabelece uma forma de contato positivo entre as partes. ABSTRACT This study analyzed relationship marketing at Fuster Sign & Serigrafia, a visual communications company in Bebedouro, São Paulo. General and specific objectives were outlined, as well as a research methodology. The overall objective was to analyze the importance of relationship marketing for micro and small businesses. To this end, an interview with open-ended questions was conducted to obtain qualitative data from a sample to be defined. Thus, the study concluded by presenting suggestions for the proposed problems. The theoretical basis followed the logic: customer loyalty in organizations has been considered a major concern for companies due to fierce competition. Relationship marketing allows organizations to connect with customers and establishes a positive connection between the parties.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36982
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemadministracao_2016_gabrielasfuster_aimportanciadomarketingderelacionamentopara.pdf
  Restricted Access
1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.