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Title: A importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas
Other Titles: The importance of relationship marketing for micro and small businesses
Authors: FUSTER, Gabriela Simões
SANTOS, Giovana Rachella dos
BARATO, Leonardo Hermenegildo
CANUTO, Maicon Willian
BARBOSA, Ornella Michelon
SONCINI, Rafaela Dias
Advisor: UZAE, Luciana Magalhães de Resende
JULIÃO, Diego
type of document: Monografia
Keywords: Marketing de relacionamento;Clientes - Fidelização
Issue Date: 2016
Publisher: 151
Citation: FUSTER, Gabriela Simões et al. A importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, SP, 2016.
Abstract: O presente trabalho teve o propósito de analisar o marketing de relacionamento na empresa do segmento de comunicação visual, Fuster Sign & Serigrafia da cidade de Bebedouro - SP. Foram traçados objetivos geral e específicos, bem como metodologia de pesquisa. O objetivo geral é analisar a importância do marketing de relacionamento para micro e pequenas empresas. Para isso foi realizada uma entrevista com perguntas abertas para obtenção de dados qualitativos em uma amostra a ser definida. Assim, o trabalho foi concluído de forma a apresentar sugestões para os problemas propostos. O embasamento teórico seguiu a lógica: que a fidelização de clientes nas organizações tem sido considerada como uma grande preocupação para as empresas, devido a forte concorrência, o marketing de relacionamento proporciona para a organização a aproximação dos clientes e estabelece uma forma de contato positivo entre as partes. ABSTRACT This study analyzed relationship marketing at Fuster Sign & Serigrafia, a visual communications company in Bebedouro, São Paulo. General and specific objectives were outlined, as well as a research methodology. The overall objective was to analyze the importance of relationship marketing for micro and small businesses. To this end, an interview with open-ended questions was conducted to obtain qualitative data from a sample to be defined. Thus, the study concluded by presenting suggestions for the proposed problems. The theoretical basis followed the logic: customer loyalty in organizations has been considered a major concern for companies due to fierce competition. Relationship marketing allows organizations to connect with customers and establishes a positive connection between the parties.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36982
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