Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36900| Título: | Estudo e implementação de um aplicativo em flutter que realize a interpretação de imagens usando machine learning |
| Título(s) alternativo(s): | Study and implementation of a Flutter application that interprets images using machine learning |
| Autor(es): | PIOVEZAN, Guilherme Aparecido Ferreira PONTE, Vitor Kamuel Carreiro |
| Orientador(es): | DEZANI, Henrique |
| Outro(s) contribuidor(es): | BARRETO, Igor Isnardi PEREIRA, Marcio Rodrigo |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | aplicativos móveis;Machine learning;Processamento de imagens;Livros |
| Data do documento: | 6-Dez-2022 |
| Editor: | 121 |
| Referência Bibliográfica: | PIOVEZAN, Guilherme Aparecido Ferreira; PONTE, Vitor Kemuel Carreiro. Estudo e implementação de um aplicativo em flutter que realize a interpretação de imagens usando machine learning. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2022. |
| Resumo: | Uma das dificuldades encontradas atualmente é a procura e consulta de livros à distância, bem como a construção de referências. Para facilitar isto pensou-se em um aplicativo que, usando Machine Learning auxiliasse esse processo. O sistema visa identificar livros por meio de uma foto tirada de sua capa e por este meio o usuário poderá ter acesso aos seus dados (autor, editora, data e local de publicação, resumo, entre outros). O projeto consiste na criação de uma aplicação, utilizando duas tecnologias disponibilizadas pelo Google, o Flutter (utilizada na criação de aplicativos móveis), e a plataforma Firebase, que apresenta ferramentas como Machine Learning, capaz de reconhecer textos em imagens. Seu público-alvo será as livrarias, além de que poderá ser ofertado para pessoas que gostam da leitura em seu dia a dia (consumidor final), criando seu repositório de livros no aplicativo. One of the difficulties encountered today is the search and consultation of books at a distance, as well as the construction of references. To facilitate this, we thought of an application that, using Machine Learning, would help this process. The system aims to identify books by means of a photo taken from their cover and through this means the user can have access to their data (author, publisher, date and place of publication, abstract, among others). The project consists of creating an application, using two technologies made available by Google, Flutter (used in the creation of mobile applications), and the Firebase platform, which features tools such as Machine Learning, capable of recognizing texts in images. Its target audience will be bookstores, and it can be offered to people who enjoy reading in their daily lives (end consumers), creating their book repository in the application. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36900 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| analiseedesenvolvimentodesistemas_2022_2_guilhermeaparecidoferreirapiovezan_estudoeimplementacaodeumaplicativoemflutterquerealize.pdf | 864.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.