Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36856
Título: E-commerce: os motivos que impulsionam a migração das lojas físicas para o comércio vitural
Título(s) alternativo(s): E-commerce: the reasons driving the migration from physical stores to virtual commerce
Autor(es): SANTOS, Alex de Lima Nascimento
MORAIS, Eliane Pereira de
SOUZA, Jeliane Alves de Oliveira
OLIVEIRA, Jhemelly Farias de
SILVA, Leticia Tomaz da
SANTOS, Matheus Silva
SILVA, Priscila Cavalcante Julio da
Orientador(es): SANTOS, Luiz Carlos Terra dos
Outro(s) contribuidor(es): LUNA, Ana Paula Martiniano de
SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos
SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da
MATOS, Rute Marivan Pinheiro de
NASCIMENTO FILHO, Cícero
Tipo documental: Projeto de Pesquisa
Palavras-chave: Comércio eletrônico;Consumidor;Comportamento do consumidor
Data do documento: 2019
Editor: 041
Referência Bibliográfica: SANTOS, Alex de Lima Nascimento; MORAIS, Eliane Pereira de; SOUZA, Jeliane Alves de Oliveira; OLIVEIRA, Jhemelly Farias de; SILVA, Leticia Tomaz da; SANTOS, Matheus Silva; SILVA, Priscila Cavalcante Julio da. E-commerce: os motivos que impulsionam a migração das lojas físicas para o comércio virtual. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar se é viável para um pequeno empresário, no ramo varejista, possuir o comércio físico e virtual e qual dos dois permite um lucro maior. O estudo propõe investigar os verdadeiros motivos pelos quais muitas lojas acabam migrando para o mercado virtual passando a conciliar as duas modalidades. A metodologia adotada consiste no método dedutivo, levantamento e estudo de casa múltiplo, para os métodos de abordagem. Os dados foram obtidos a partir de questionários e observação direta nos objetos de estudo constituídos nas lojas A e B. Nos dois bairros foram constatados que as lojas físicas possuem um lucro maior, porém as lojas virtuais contribuem de forma significativa para divulgação e marketing da loja e dos diferentes perfis dos consumidores entrevistados, os resultados encontrados correspondem à satisfação da maioria dos consumidores tanto em relação ao preço quanto na segurança e facilidade em encontrar produtos diferentes na internet.
This study aims to analyze whether it is feasible for a small retailer to have both a physical and online store, and which of the two offers greater profits. The study aims to investigate the true reasons why many stores end up migrating to the online market and combining both modalities. The methodology adopted consists of the deductive method, survey, and multiple case study for the approach methods. Data were collected through questionnaires and direct observation of the study subjects, which were stores A and B. In both neighborhoods, it was found that physical stores have higher profits, but online stores contribute significantly to the store's promotion and marketing, as well as to the different profiles of the consumers interviewed. The results indicate that most consumers are satisfied with both price and security, as well as ease of finding different products online.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36856
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.