Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Luiz Carlos Terra dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Alex de Lima Nascimento-
dc.contributor.authorMORAIS, Eliane Pereira de-
dc.contributor.authorSOUZA, Jeliane Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jhemelly Farias de-
dc.contributor.authorSILVA, Leticia Tomaz da-
dc.contributor.authorSANTOS, Matheus Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Priscila Cavalcante Julio da-
dc.contributor.otherLUNA, Ana Paula Martiniano de-
dc.contributor.otherSANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos-
dc.contributor.otherSILVA, Luiz Carlos Ribeiro da-
dc.contributor.otherMATOS, Rute Marivan Pinheiro de-
dc.contributor.otherNASCIMENTO FILHO, Cícero-
dc.date.accessioned2025-10-20T20:27:27Z-
dc.date.available2025-10-20T20:27:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Alex de Lima Nascimento; MORAIS, Eliane Pereira de; SOUZA, Jeliane Alves de Oliveira; OLIVEIRA, Jhemelly Farias de; SILVA, Leticia Tomaz da; SANTOS, Matheus Silva; SILVA, Priscila Cavalcante Julio da. E-commerce: os motivos que impulsionam a migração das lojas físicas para o comércio virtual. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36856-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar se é viável para um pequeno empresário, no ramo varejista, possuir o comércio físico e virtual e qual dos dois permite um lucro maior. O estudo propõe investigar os verdadeiros motivos pelos quais muitas lojas acabam migrando para o mercado virtual passando a conciliar as duas modalidades. A metodologia adotada consiste no método dedutivo, levantamento e estudo de casa múltiplo, para os métodos de abordagem. Os dados foram obtidos a partir de questionários e observação direta nos objetos de estudo constituídos nas lojas A e B. Nos dois bairros foram constatados que as lojas físicas possuem um lucro maior, porém as lojas virtuais contribuem de forma significativa para divulgação e marketing da loja e dos diferentes perfis dos consumidores entrevistados, os resultados encontrados correspondem à satisfação da maioria dos consumidores tanto em relação ao preço quanto na segurança e facilidade em encontrar produtos diferentes na internet.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze whether it is feasible for a small retailer to have both a physical and online store, and which of the two offers greater profits. The study aims to investigate the true reasons why many stores end up migrating to the online market and combining both modalities. The methodology adopted consists of the deductive method, survey, and multiple case study for the approach methods. Data were collected through questionnaires and direct observation of the study subjects, which were stores A and B. In both neighborhoods, it was found that physical stores have higher profits, but online stores contribute significantly to the store's promotion and marketing, as well as to the different profiles of the consumers interviewed. The results indicate that most consumers are satisfied with both price and security, as well as ease of finding different products online.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher041pt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleE-commerce: os motivos que impulsionam a migração das lojas físicas para o comércio vituralpt_BR
dc.title.alternativeE-commerce: the reasons driving the migration from physical stores to virtual commercept_BR
dc.typeProjeto de Pesquisapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.