Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36847
Título: Homeopatia e autismo: uma abordagem terapêutica complementar
Título(s) alternativo(s): Homeopathy and autism: a complementary therapeutic approach
Autor(es): NOGUEIRA, Alirian Faria de Souza
CANAVEZ, Fernanda Marcolino
FRANÇA, Jessiany Lima de
Orientador(es): MARCHI, Larissa Fávaro
Outro(s) contribuidor(es): MARCHI, Larissa Fávaro
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Homeopatia;Transtorno do espectro autista;Farmacoterapia
Data do documento: 27-Jun-2025
Editor: 214
Referência Bibliográfica: NOGUEIRA, Alirian Faria de Souza; CANAVEZ, Fernanda Marcolino; FRANÇA, Jessiany Lima de. Homeopatia e autismo: uma abordagem terapêutica complementar. 2025. 8 f. TCC (Curso Técnico em Farmácia) - Etec Ângelo Cavalheiro, Serrana, 2025.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, na interação social e pela presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), o TEA é classificado em três níveis, de acordo com o grau de suporte necessário. Dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) revelam um crescimento significativo na prevalência do autismo nas últimas décadas, passando de 1 para cada 166 crianças em 2004, para 1 em cada 36 em 2021. O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição da homeopatia como terapia complementar no manejo de sintomas associados ao TEA, especialmente no que se refere à hiperatividade, insônia, ansiedade, irritabilidade e comportamentos repetitivos. Além disso, buscou-se investigar o nível de conhecimento da população sobre o uso da homeopatia no contexto do autismo. Tratou-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa, com delineamento descritivo. A metodologia envolveu duas etapas: uma revisão bibliográfica em bases científicas como Scielo, PubMed e Google Acadêmico, com recorte temporal dos últimos 10 anos; e a aplicação de um questionário online, elaborado no Google Forms, direcionado ao público geral. O instrumento de coleta de dados contou com perguntas fechadas e abertas, visando compreender a percepção e o conhecimento das pessoas sobre o uso da homeopatia no tratamento de indivíduos com TEA. Os resultados demonstraram que, embora ainda haja certo desconhecimento sobre a homeopatia como recurso terapêutico complementar, muitos participantes se mostraram abertos à sua utilização, especialmente quando associada às abordagens tradicionais. Tais achados reforçam a importância da divulgação de práticas integrativas no contexto farmacêutico e evidenciam o papel do farmacêutico na orientação segura e embasada sobre essas terapias. Ressalta-se, ainda, que o nível de suporte indicado pelo DSM-5 não define completamente o indivíduo com TEA, sendo essencial o acompanhamento terapêutico contínuo para promover o desenvolvimento das potencialidades de cada pessoa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36847
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
farmacia_2025_1_alirianfaria_homeopatiaeautismo.pdf
  Restricted Access
279.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.