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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36847
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | MARCHI, Larissa Fávaro | - |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Alirian Faria de Souza | - |
dc.contributor.author | CANAVEZ, Fernanda Marcolino | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Jessiany Lima de | - |
dc.contributor.other | MARCHI, Larissa Fávaro | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T18:49:48Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T18:49:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Alirian Faria de Souza; CANAVEZ, Fernanda Marcolino; FRANÇA, Jessiany Lima de. Homeopatia e autismo: uma abordagem terapêutica complementar. 2025. 8 f. TCC (Curso Técnico em Farmácia) - Etec Ângelo Cavalheiro, Serrana, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36847 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, na interação social e pela presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), o TEA é classificado em três níveis, de acordo com o grau de suporte necessário. Dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) revelam um crescimento significativo na prevalência do autismo nas últimas décadas, passando de 1 para cada 166 crianças em 2004, para 1 em cada 36 em 2021. O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição da homeopatia como terapia complementar no manejo de sintomas associados ao TEA, especialmente no que se refere à hiperatividade, insônia, ansiedade, irritabilidade e comportamentos repetitivos. Além disso, buscou-se investigar o nível de conhecimento da população sobre o uso da homeopatia no contexto do autismo. Tratou-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa, com delineamento descritivo. A metodologia envolveu duas etapas: uma revisão bibliográfica em bases científicas como Scielo, PubMed e Google Acadêmico, com recorte temporal dos últimos 10 anos; e a aplicação de um questionário online, elaborado no Google Forms, direcionado ao público geral. O instrumento de coleta de dados contou com perguntas fechadas e abertas, visando compreender a percepção e o conhecimento das pessoas sobre o uso da homeopatia no tratamento de indivíduos com TEA. Os resultados demonstraram que, embora ainda haja certo desconhecimento sobre a homeopatia como recurso terapêutico complementar, muitos participantes se mostraram abertos à sua utilização, especialmente quando associada às abordagens tradicionais. Tais achados reforçam a importância da divulgação de práticas integrativas no contexto farmacêutico e evidenciam o papel do farmacêutico na orientação segura e embasada sobre essas terapias. Ressalta-se, ainda, que o nível de suporte indicado pelo DSM-5 não define completamente o indivíduo com TEA, sendo essencial o acompanhamento terapêutico contínuo para promover o desenvolvimento das potencialidades de cada pessoa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Farmácia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 214 | pt_BR |
dc.subject | Homeopatia | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Farmacoterapia | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | Homeopatia e autismo: uma abordagem terapêutica complementar | pt_BR |
dc.title.alternative | Homeopathy and autism: a complementary therapeutic approach | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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