Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36819
Título: Gestão do estacionamento ETEC e segurança do trabalho
Título(s) alternativo(s): ETEC parking management and occupational safety
Autor(es): PALMA, Cristiane Gimenes
BARBOSA, Edson Gonçalves
PEDROSO, Karen Rodrigues
Orientador(es): SOUZA, Alex Donati Telles de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estacionamentos;Segurança do trabalho;Ferramentas da qualidade;Sustentabilidade
Data do documento: Jun-2025
Editor: 193
Referência Bibliográfica: PALMA, Cristiane Gimenes; BARBOSA, Edson Gonçalves; PEDROSO, Karen Rodrigues. Gestão de estacionamento Etec e segurança do trabalho, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em qualidade) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2025
Resumo: O trabalho apresenta uma proposta de melhoria da gestão do estacionamento da Escola Técnica Estadual Dr. Ary de Camargo Pedroso, em Piracicaba, com foco na segurança dos usuários e na organização do fluxo de veículos e pedestres. A pesquisa foi motivada por problemas identificados na estrutura atual do estacionamento, onde o compartilhamento de entrada e saída entre pedestres e veículos representa risco de acidentes e desorganização. A metodologia adotada baseou-se na aplicação do ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar, Agir), associado às ferramentas de qualidade como o Fluxograma, além das normas ISO 9001:2015 (gestão da qualidade) e ISO 45001:2018 (segurança ocupacional). A proposta também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 11, relacionados à educação de qualidade e cidades sustentáveis. A análise envolveu coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e observações diretas, com participação de alunos, funcionários e gestores. Os resultados mostraram que 73,9% dos alunos estão insatisfeitos com o estacionamento atual e 87% apoiam a proposta de reestruturação, reforçando a urgência da implementação. A solução proposta inclui reorganização do estacionamento em uma área nos fundos da escola, separação entre entrada de pedestres e veículos, sinalização adequada (horizontal e vertical), iluminação e monitoramento por câmeras, vagas para pessoas com deficiência e treinamento de funcionários sobre segurança. A conclusão reforça a eficácia do PDCA como ferramenta de melhoria contínua e destaca os benefícios da gestão estratégica do espaço físico escolar para a segurança, bem-estar e qualidade de vida da comunidade escolar.
This project presents a proposal to improve the management of the parking lot at the Technical School ETEC Dr. Ary de Camargo Pedroso, located in Piracicaba, with a focus on user safety and organization of vehicle and pedestrian flow. The study was motivated by problems identified in the current structure, where shared access for both vehicles and pedestrians increases the risk of accidents and operational inefficiencies. The adopted methodology was based on the PDCA cycle (Plan, Do, Check, Act), along with quality tools such as Flowcharting, and the application of ISO 9001:2015 (Quality Management) and ISO 45001:2018 (Occupational Health and Safety). The proposal is also aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs) 4 and 11, focused on quality education and sustainable cities. The research included data collection through questionnaires, interviews, and direct observation, involving students, staff, and school administrators. Results showed that 73.9% of students are dissatisfied with the current parking lot, and 87% support the proposed changes, highlighting the urgency of implementation. The proposed solution includes, reorganizing the parking area behind the school building, separating pedestrian and vehicle entrances, implementing proper signage (horizontal and vertical), installing lighting and security cameras, creating accessible parking spaces, providing staff training on safety procedures. The conclusion highlights the effectiveness of the PDCA cycle as a tool for continuous improvement and emphasizes the benefits of strategic management of school facilities in promoting safety, well-being, and quality of life for the entire school community.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36819
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qualidade_2025_1_cristianegimenespalma_gestaodoestacionamentoetec.pdfMonografia892.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
qualidade_2025_1_cristianegimenespalma_banner.pdfBanner201.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.