Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36789
Título: Endomarketing: clima organizacional
Autor(es): CONCEIÇÃO, Maria Eduarda Marsigli Dias Da
PEREIRA, Melissa Gutierres Santos
Orientador(es): POLIZELI, Paloma de Fátima
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Endomarketing
Data do documento: Dez-2024
Editor: 213
Referência Bibliográfica: CONCEIÇÃO, Maria Eduarda Marsigli Dias Da; PEREIRA, Melissa Gutierres Santos. Endomarketing: Clima Organizacional. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em administração integrado ao ensino médio). ETEC de Caraguatatuba. Caraguatatuba, 2024.
Resumo: O Endomarketing é um método que busca motivar os trabalhadores, referindo-se como “cliente internos” garantindo bons funcionários e uma colaboração. O termo surgiu no Brasil nos anos 80 por Saul Faingaus Bekin. Com o endomarketing inserido, os funcionários são motivados e valorizados para melhorar o atendimento ao cliente, criando um clima organizacional positivo. Entre as ferramentas do endomarketing a mais utilizada e eficiente é a comunicação interna pois ela é essencial para criar motivação, dentro da comunicação interna temos a comunicação verbal, não-verbal e a escrita que são indispensáveis em um ambiente de trabalho. A comunicação interna é importante para ter clima organizacional positivo, que consiga motivar. O clima organizacional foi observado nos anos 20 por Elton Mayo, e impacta diretamente no desenvolvimento dos colaboradores, o clima positivo junta as atitudes e emoções dos funcionários.
Endomarketing is a method that seeks to motivate workers, referring to them as “internal customers”, guaranteeing good employees and collaboration. The term was coined in Brazil in the 1980s by Saul Faingaus Bekin. With endomarketing in place, employees are motivated and valued in order to improve customer service, creating a positive organizational climate. Among the endomarketing tools, the most used and efficient is internal communication, as it is essential for creating motivation. Within internal communication we have verbal, non-verbal and written communication, which are indispensable in a work environment. Internal communication is important for having a positive organizational climate that can motivate. The organizational climate was observed in the 1920s by Elton Mayo, and it has a direct impact on the development of collaborators; a positive climate brings together the attitudes and emotions of employees.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36789
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnico_em_administração_2024_2_maria_eduarda_marsigli_dias_da_conceição_endomarketing_clima_organizacional.pdf536.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.