Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36789
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPOLIZELI, Paloma de Fátima-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Maria Eduarda Marsigli Dias Da-
dc.contributor.authorPEREIRA, Melissa Gutierres Santos-
dc.date.accessioned2025-10-16T19:15:13Z-
dc.date.available2025-10-16T19:15:13Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Maria Eduarda Marsigli Dias Da; PEREIRA, Melissa Gutierres Santos. Endomarketing: Clima Organizacional. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em administração integrado ao ensino médio). ETEC de Caraguatatuba. Caraguatatuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36789-
dc.description.abstractO Endomarketing é um método que busca motivar os trabalhadores, referindo-se como “cliente internos” garantindo bons funcionários e uma colaboração. O termo surgiu no Brasil nos anos 80 por Saul Faingaus Bekin. Com o endomarketing inserido, os funcionários são motivados e valorizados para melhorar o atendimento ao cliente, criando um clima organizacional positivo. Entre as ferramentas do endomarketing a mais utilizada e eficiente é a comunicação interna pois ela é essencial para criar motivação, dentro da comunicação interna temos a comunicação verbal, não-verbal e a escrita que são indispensáveis em um ambiente de trabalho. A comunicação interna é importante para ter clima organizacional positivo, que consiga motivar. O clima organizacional foi observado nos anos 20 por Elton Mayo, e impacta diretamente no desenvolvimento dos colaboradores, o clima positivo junta as atitudes e emoções dos funcionários.pt_BR
dc.description.abstractEndomarketing is a method that seeks to motivate workers, referring to them as “internal customers”, guaranteeing good employees and collaboration. The term was coined in Brazil in the 1980s by Saul Faingaus Bekin. With endomarketing in place, employees are motivated and valued in order to improve customer service, creating a positive organizational climate. Among the endomarketing tools, the most used and efficient is internal communication, as it is essential for creating motivation. Within internal communication we have verbal, non-verbal and written communication, which are indispensable in a work environment. Internal communication is important for having a positive organizational climate that can motivate. The organizational climate was observed in the 1920s by Elton Mayo, and it has a direct impact on the development of collaborators; a positive climate brings together the attitudes and emotions of employees.en
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher213pt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEndomarketing: clima organizacionalpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.