Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36774
Title: Vantagens do planejamento estratégico: plano de negócios
Authors: AMARAL, Anna Clara
HARMBACHER, Rayan Diego
Advisor: POLIZELI, Paloma de Fátima
type of document: Artigo Científico
Keywords: Gestão de projetos;Planejamento estratégico
Issue Date: Dec-2024
Publisher: 213
Citation: AMARAL, Anna Clara; HARMBACHER, Rayan Diego. Vantagens do planejamento estratégico: plano de negócios. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em administração integrado ao ensino médio). ETEC de Caraguatatuba. Caraguatatuba, 2024.
Abstract: O estudo aborda a importância do planejamento estratégico e do plano de negócios para a sobrevivência e o sucesso empresarial. Esses instrumentos auxiliam na definição de objetivos, estratégias e metas, identificando oportunidades e ameaças do mercado. O planejamento estratégico é essencial para minimizar riscos e evitar falhas comuns enfrentadas por empresas, como a falta de organização e problemas financeiros. O estudo inclui metodologias baseadas em revisões bibliográficas e pesquisas de campo, destacando dados como os desafios enfrentados por empresas, a relevância do estudo de clientes, concorrentes e fornecedores, além da análise do mercado. É destacada uma barbearia fictícia como exemplo prático, com foco em estratégias competitivas e de marketing, e uma estrutura organizacional detalhada. Conclui-se que o planejamento estratégico é crucial para sustentar empresas no mercado, melhorar a gestão, evitar desperdícios e maximizar a qualidade e a competitividade, garantindo maior longevidade ao negócio.
The study addresses the importance of strategic planning and the business plan for business survival and success. These instruments help to define objectives, strategies and goals, identifying market opportunities and threats. Strategic planning is essential to minimize risks and avoid common failures faced by companies, such as lack of organization and financial problems. The study includes methodologies based on bibliographic reviews and field research, highlighting data such as the challenges faced by companies, the relevance of studying customers, competitors and suppliers, in addition to market analysis. A fictional barbershop is highlighted as a practical example, focusing on competitive and marketing strategies, and a detailed organizational structure.It is concluded that strategic planning is crucial to sustain companies in the market, improve management, avoid waste and maximize quality and competitiveness, ensuring greater longevity for the business.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36774
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.