Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPOLIZELI, Paloma de Fátima-
dc.contributor.authorAMARAL, Anna Clara-
dc.contributor.authorHARMBACHER, Rayan Diego-
dc.date.accessioned2025-10-16T17:51:26Z-
dc.date.available2025-10-16T17:51:26Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationAMARAL, Anna Clara; HARMBACHER, Rayan Diego. Vantagens do planejamento estratégico: plano de negócios. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em administração integrado ao ensino médio). ETEC de Caraguatatuba. Caraguatatuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36774-
dc.description.abstractO estudo aborda a importância do planejamento estratégico e do plano de negócios para a sobrevivência e o sucesso empresarial. Esses instrumentos auxiliam na definição de objetivos, estratégias e metas, identificando oportunidades e ameaças do mercado. O planejamento estratégico é essencial para minimizar riscos e evitar falhas comuns enfrentadas por empresas, como a falta de organização e problemas financeiros. O estudo inclui metodologias baseadas em revisões bibliográficas e pesquisas de campo, destacando dados como os desafios enfrentados por empresas, a relevância do estudo de clientes, concorrentes e fornecedores, além da análise do mercado. É destacada uma barbearia fictícia como exemplo prático, com foco em estratégias competitivas e de marketing, e uma estrutura organizacional detalhada. Conclui-se que o planejamento estratégico é crucial para sustentar empresas no mercado, melhorar a gestão, evitar desperdícios e maximizar a qualidade e a competitividade, garantindo maior longevidade ao negócio.pt_BR
dc.description.abstractThe study addresses the importance of strategic planning and the business plan for business survival and success. These instruments help to define objectives, strategies and goals, identifying market opportunities and threats. Strategic planning is essential to minimize risks and avoid common failures faced by companies, such as lack of organization and financial problems. The study includes methodologies based on bibliographic reviews and field research, highlighting data such as the challenges faced by companies, the relevance of studying customers, competitors and suppliers, in addition to market analysis. A fictional barbershop is highlighted as a practical example, focusing on competitive and marketing strategies, and a detailed organizational structure.It is concluded that strategic planning is crucial to sustain companies in the market, improve management, avoid waste and maximize quality and competitiveness, ensuring greater longevity for the business.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher213pt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleVantagens do planejamento estratégico: plano de negóciospt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.