Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36755
Título: Alimentos funcionais: alimentação para portadores de diabetes
Autor(es): FIGUEIREDO, Lívia Maria
RONQUI, Guilherme Augusto
Orientador(es): NONES, Débora Cristina da Cunha
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Alimentos dietéticos;Diabetes mellitus;Absorção de alimentos;gastronomia
Data do documento: 2023
Editor: 179
Referência Bibliográfica: FIGUEIREDO, Lívia Maria; RONQUI, Guilherme Augusto. Alimentos funcionais: alimentação para portadores de diabetes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Gastronomia) – ETEC de Vargem Grande do Sul, Vargem Grande do Sul, 2023.
Resumo: Os alimentos funcionais constituem hoje prioridade de pesquisa em todo mundo com a finalidade de elucidar as propriedades e os efeitos que estes produtos podem apresentar na promoção da saúde. As bactérias probióticas são microrganismos vivos que, quando consumidos, exercem efeitos benéficos sobre o hospedeiro conferindo propriedades à microbiota endógena. Algumas propriedades benéficas atribuídas às culturas probióticas necessitam de estudos mais controlados para serem definitivamente esclarecidas. A Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune de prevalência crescente, que comporta elevados custos económicos e elevada morbilidade, sendo caraterizada por destruição das células beta pancreáticas produtoras de insulina. A presença de 2 ou mais autoanticorpos típicos da DM1 estabelecem o diagnóstico da doença. A insulinoterapia pode ser feita com múltiplas injeções diárias ou com bombas infusoras de insulina. Os doentes são ensinados a calcular a dose de insulina a administrar, adequando-a ao consumo de glicídios, glicemia e à atividade física. A monitorização contínua da glicose (MCG) está, geralmente, associada a uma melhoria no nível da HbA1c e redução no risco de hipoglicemia. Os avanços na precisão, as aprovações adicionais para o uso de MCG no ajuste da insulina e a interpretação automatizada dos resultados devem estimular uma utilização e aceitação mais ampla desta técnica, que vai revolucionar o tratamento da diabetes. A batata de yacon (Smallanthus sonchifolius), uma raiz tuberosa, é considerada como alimento funcional e de grande enriquecimento nutricional a saúde humana. Devido a elevada reserva de prebióticos, bioativos e retenção de água na yacon o incentivo a tecnologia deste alimento está crescendo gradativamente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36755
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alimentos Funcionais.pdf
  Restricted Access
428 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.