Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36605
Title: Expectativa e realidade
Other Titles: a preparação dos jovens para o primeiro emprego
Authors: TARIFA, Diogo Wesley
SOUZA, Emily Solene de
VIEIRA, Manuela
PEIXOTO, Pâmela
ANJOS, Tainá
Advisor: PEREIRA, Fernanda Cristina
type of document: Artigo Científico
Keywords: Mercado de trabalho;Jovens
Issue Date: Jul-2025
Publisher: 165
Citation: TARIFA, Diogo Wesley; SOUZA, Emily Solene de; VIEIRA, Manuela; PEIXOTO, Pâmela; ANJOS, Tainá. Expectativa e realidade: a preparação dos jovens para o primeiro emprego. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Recursos Humanos) – Escola Técnica de Araçatuba, Araçatuba, 2025.
Abstract: Este artigo investiga a preparação de jovens para o mercado de trabalho, com foco em suas expectativas e no nível de preparo para o primeiro emprego. A pesquisa, de natureza quantitativa, analisou dados de 57 estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, considerando seus aspectos socioeconômicos, expectativas e estratégias de busca de emprego. Os resultados revelam que, apesar de muitos jovens se considerarem preparados, há uma significativa carência de experiência prévia em estágios ou atividades laborais. O estudo destaca a relevância do apoio educacional e familiar na transição para o mercado de trabalho e enfatiza a necessidade de políticas públicas para facilitar essa inserção. Além disso, os achados indicam uma discrepância entre a autoconfiança dos jovens e sua real preparação, sugerindo que as instituições de ensino devem priorizar o desenvolvimento de habilidades práticas e a orientação de carreira.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36605
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnico_recursos_humanos_1_2025_expectativa_e_realidade_preparação_dos_jovens.pdf
  Restricted Access
348.79 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.