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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36183
Título: | A lenda de Doigo: o jogo do ano |
Título(s) alternativo(s): | The legend of Doigo: game of the year |
Autor(es): | SERAFIM JUNIOR, Diogo de Andrade SOUZA JUNIOR, Marcelo Eduardo de LOPES, Miguel de Oliveira MIRANDA, Renan Mazucato |
Orientador(es): | FANADO, Fernando Guzzo |
Outro(s) contribuidor(es): | FANADO, Fernando Guzzo PASSOS, Rosa Maria Rufino de Almeida BATISTA, Carla Aparecida |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos;Rpg (linguagem de programação) |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Editor: | 089 |
Referência Bibliográfica: | SERAFIM JUNIOR, Diogo de Andrade et al. A lenda de Doigo: o jogo do ano, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, Iguape, 2023 |
Resumo: | Vivemos em uma era digital de avanços tecnológicos em várias áreas, e
uma que se destaca é o entretenimento. Os jogos desempenham um papel
fundamental nesse cenário diversificado, oferecendo uma vasta gama de
experiências. Entre os gêneros de jogos, os "RPGs" (Role Playing Games)
emergem como uma escolha popular para muitos.
Nossa sociedade contemporânea enfrenta desafios como estresse
excessivo e foco constante, o que pode afetar a qualidade de vida. Nesse
contexto, os jogos se tornaram uma maneira eficaz de aliviar o estresse e
proporcionar diversão, tornando a vida cotidiana mais agradável. É com essa
perspectiva que desenvolvemos nosso projeto de jogo RPG.
Utilizamos a plataforma “RPG Maker MZ”, uma ferramenta que facilita a
criação de jogos e oferece uma interface amigável tanto para os
desenvolvedores quanto para os jogadores. Essa escolha tornou o projeto
acessível e intuitivo, priorizando a experiência do usuário.
O cerne deste projeto é proporcionar uma fuga do estresse diário e
proporcionar entretenimento. O jogo no estilo “RPG” que desenvolvemos visa
ser uma válvula de escape, um refúgio virtual onde as pessoas podem se
envolver em histórias cativantes, enfrentar desafios empolgantes e se perder em
mundos fictícios, afastando-se das preocupações do mundo real.
Além de fornecer diversão, os jogos no estilo “RPG” também estimulam a
criatividade, a tomada de decisões e a empatia. Os jogadores podem assumir
papéis de personagens, explorar narrativas e moldar os resultados de acordo
com suas escolhas, o que acrescenta uma dimensão interativa e educacional ao
entretenimento.
O projeto de jogo de estilo “RPG” concebido no “RPG Maker MZ” é uma
resposta à necessidade de escapar das pressões da vida cotidiana. Ao oferecer
uma experiência envolvente e divertida, nosso objetivo é contribuir para o bem
estar e a satisfação das pessoas, demonstrando como os jogos podem ser uma
forma valiosa de relaxamento e lazer na era digital.
PALAVRAS CHAVE: JOGOS, ESTRESSE, RPG. We live in a digital age of technological advances in many areas, and one that stands out is entertainment. Games play a key role in this diverse landscape, offering a wide range of experiences. Among game genres, "RPGs" (Role Playing Games) have emerged as a popular choice for many. Our contemporary society faces challenges such as excessive stress and constant focus, which can affect quality of life. In this context, games have become an effective way to relieve stress and provide entertainment, making everyday life more enjoyable. It is with this perspective that we developed our RPG game project. We used the “RPG Maker MZ”platform, a tool that facilitates the creation of games and offers a user-friendly interface for both developers and players. This choice made the project accessible and intuitive, prioritizing the user experience. The core of this project is to provide an escape from daily stress and to provide entertainment. The RPG game we developed aims to be an escape valve, a virtual refuge where people can get involved in captivating stories, face exciting challenges and lose themselves in fictional worlds, getting away from the worries of the real world. As well as providing fun, role-playing games also stimulate creativity, decision-making and empathy. Players can take on character roles, explore narratives and shape outcomes according to their choices, which adds an interactive and educational dimension to the entertainment. The RPG game project conceived in “RPG Maker MZ”is a response to the need to escape the pressures of everyday life. By offering an engaging and entertaining experience, our aim is to contribute to people's well-being and satisfaction by demonstrating how games can be a valuable form of relaxation and leisure in the digital age. KEYWORDS: GAMES, STRESS, RPG. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36183 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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