Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFANADO, Fernando Guzzo-
dc.contributor.authorSERAFIM JUNIOR, Diogo de Andrade-
dc.contributor.authorSOUZA JUNIOR, Marcelo Eduardo de-
dc.contributor.authorLOPES, Miguel de Oliveira-
dc.contributor.authorMIRANDA, Renan Mazucato-
dc.contributor.otherFANADO, Fernando Guzzo-
dc.contributor.otherPASSOS, Rosa Maria Rufino de Almeida-
dc.contributor.otherBATISTA, Carla Aparecida-
dc.date.accessioned2025-09-30T21:44:47Z-
dc.date.available2025-09-30T21:44:47Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSERAFIM JUNIOR, Diogo de Andrade et al. A lenda de Doigo: o jogo do ano, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, Iguape, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36183-
dc.description.abstractVivemos em uma era digital de avanços tecnológicos em várias áreas, e uma que se destaca é o entretenimento. Os jogos desempenham um papel fundamental nesse cenário diversificado, oferecendo uma vasta gama de experiências. Entre os gêneros de jogos, os "RPGs" (Role Playing Games) emergem como uma escolha popular para muitos. Nossa sociedade contemporânea enfrenta desafios como estresse excessivo e foco constante, o que pode afetar a qualidade de vida. Nesse contexto, os jogos se tornaram uma maneira eficaz de aliviar o estresse e proporcionar diversão, tornando a vida cotidiana mais agradável. É com essa perspectiva que desenvolvemos nosso projeto de jogo RPG. Utilizamos a plataforma “RPG Maker MZ”, uma ferramenta que facilita a criação de jogos e oferece uma interface amigável tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores. Essa escolha tornou o projeto acessível e intuitivo, priorizando a experiência do usuário. O cerne deste projeto é proporcionar uma fuga do estresse diário e proporcionar entretenimento. O jogo no estilo “RPG” que desenvolvemos visa ser uma válvula de escape, um refúgio virtual onde as pessoas podem se envolver em histórias cativantes, enfrentar desafios empolgantes e se perder em mundos fictícios, afastando-se das preocupações do mundo real. Além de fornecer diversão, os jogos no estilo “RPG” também estimulam a criatividade, a tomada de decisões e a empatia. Os jogadores podem assumir papéis de personagens, explorar narrativas e moldar os resultados de acordo com suas escolhas, o que acrescenta uma dimensão interativa e educacional ao entretenimento. O projeto de jogo de estilo “RPG” concebido no “RPG Maker MZ” é uma resposta à necessidade de escapar das pressões da vida cotidiana. Ao oferecer uma experiência envolvente e divertida, nosso objetivo é contribuir para o bem estar e a satisfação das pessoas, demonstrando como os jogos podem ser uma forma valiosa de relaxamento e lazer na era digital. PALAVRAS CHAVE: JOGOS, ESTRESSE, RPG.pt_BR
dc.description.abstractWe live in a digital age of technological advances in many areas, and one that stands out is entertainment. Games play a key role in this diverse landscape, offering a wide range of experiences. Among game genres, "RPGs" (Role Playing Games) have emerged as a popular choice for many. Our contemporary society faces challenges such as excessive stress and constant focus, which can affect quality of life. In this context, games have become an effective way to relieve stress and provide entertainment, making everyday life more enjoyable. It is with this perspective that we developed our RPG game project. We used the “RPG Maker MZ”platform, a tool that facilitates the creation of games and offers a user-friendly interface for both developers and players. This choice made the project accessible and intuitive, prioritizing the user experience. The core of this project is to provide an escape from daily stress and to provide entertainment. The RPG game we developed aims to be an escape valve, a virtual refuge where people can get involved in captivating stories, face exciting challenges and lose themselves in fictional worlds, getting away from the worries of the real world. As well as providing fun, role-playing games also stimulate creativity, decision-making and empathy. Players can take on character roles, explore narratives and shape outcomes according to their choices, which adds an interactive and educational dimension to the entertainment. The RPG game project conceived in “RPG Maker MZ”is a response to the need to escape the pressures of everyday life. By offering an engaging and entertaining experience, our aim is to contribute to people's well-being and satisfaction by demonstrating how games can be a valuable form of relaxation and leisure in the digital age. KEYWORDS: GAMES, STRESS, RPG.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Informáticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher089pt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectRpg (linguagem de programação)pt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleA lenda de Doigo: o jogo do anopt_BR
dc.title.alternativeThe legend of Doigo: game of the yearpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenda de Doigo.pdfpdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.