Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35961
Título: Fermentação do café
Título(s) alternativo(s): Coffee fermentation
Autor(es): COCO, Lorena Silva
MOSCARDINI, Mariana Nunes
GONÇALVES, Natan Messias
BERNARDES, Yasmin Gabrielly Ferreira Silveira
Orientador(es): RODRIGUES, Márcio Fernando Silveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alimentos fermentados;Fermentação;Café;Cafeicultura
Data do documento: 2025
Editor: 046
Referência Bibliográfica: COCO, Lorena Silva; MOSCARDINI, Mariana Nunes; GONÇALVES, Natan Messias; BERNARDES, Yasmin Gabrielly Ferreira Silveira. Fermentação do café, 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Cafeicultura). Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, 2025.
Resumo: O café fermentado advém de um processo biotecnológico que ocorre após a colheita. A partir desse feito, é possível alterar suas características sensoriais e se ter uma bebida mais complexa e com sabores diferenciados, como notas frutadas. A fermentação consiste em remover a mucilagem por atuação de micro-organismos que podem ser induzidos utilizando culturas especificas adicionadas ao processo ou de forma espontânea com a microbiota natural, melhorando e padronizando o perfil sensorial do café. O pós-colheita pode ser feito em três principais métodos de processamento: o método seco, o úmido e o semisseco. Durante essas etapas, diversos micro-organismos como leveduras e bactérias participam ativamente, produzindo enzimas, que atuam na degradação da mucilagem e formação de compostos voláteis como álcoois, ácidos orgânicos e ésteres, transformando a composição química dos grãos e, assim, influenciando diretamente no aroma, sabor e qualidade final da bebida. Para avaliar a qualidade da bebida, realiza-se análises sensoriais por provadores certificados, considerando atributos como aroma, acidez, corpo, sabor e doçura. Dessa forma, os estudos das técnicas de fermentação no processamento do café implicam uma estratégia promissora para agregar valor à produção, assim, desenvolve-se cafés com perfis sensoriais diferenciados, com maior valor de mercado, aproveitando a diversidade microbiológica presente nos ambientes de cultivo. Palavras-chave: Café. Colheita. Fermentação. Perfil sensorial.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35961
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemcafeicultura_2025_1_lorenasilvacoco_fermentacaodocafe.pdf747.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.