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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35915
Título: | Burnout entre professores universitários: fatores contribuintes e impactos na qualidade de vida e ensino |
Título(s) alternativo(s): | Burnout among university professors: contributing factors and impacts on quality of life and teaching |
Autor(es): | MOREIRA, Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez SILVÉRIO, Marcelo |
Orientador(es): | ANDRADE, Sanete Irani de |
Outro(s) contribuidor(es): | MARTINATI, Rafael Rodrigo MARTINS, Raquel Helena Peixe dos Santos |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inteligência emocional;Neurociências;Psicologia |
Data do documento: | 27-Jun-2025 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | MOREIRA, Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez; SILVÉRIO, Marcelo. Burnout entre professores universitários: fatores contribuintes e impactos na qualidade de vida e ensino, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2025. |
Resumo: | O burnout é uma característica cada vez mais comum entre os professores acadêmicos, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e uma sensação de baixa realização profissional. Este trabalho teve como objetivo investigar os fatores que diminuem para o estresse e a qualidade de vida desses profissionais, com ênfase nas condições de trabalho e no impacto do burnout. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado a professores de diferentes faixas etárias e níveis de experiência, abordando temas como carga horária, percepção de exaustão emocional e suporte institucional. A metodologia foi quantitativa, com análise das respostas para identificar padrões relacionados ao estresse. Os resultados indicaram que professores com maior tempo de experiência e carga de trabalho elevada, especialmente aqueles que atuavam em regime horista, foram mais vulneráveis a apresentar sinais de burnout. A falta de apoio institucional e a baixa valorização da profissão também foram apontadas como fatores contribuintes para o desgaste emocional. A pesquisa sugeriu que a adoção de medidas de redução de carga horária, apoio psicológico e maior valorização da carreira docente poderia melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse entre os professores universitários. Conclui-se que, para mitigar os impactos do burnout, é fundamental que as instituições de ensino adotem estratégias de apoio mais eficazes e criem um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35915 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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