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dc.contributor.advisorANDRADE, Sanete Irani de-
dc.contributor.authorMOREIRA, Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez-
dc.contributor.authorSILVÉRIO, Marcelo-
dc.contributor.otherMARTINATI, Rafael Rodrigo-
dc.contributor.otherMARTINS, Raquel Helena Peixe dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-17T18:23:42Z-
dc.date.available2025-09-17T18:23:42Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationMOREIRA, Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez; SILVÉRIO, Marcelo. Burnout entre professores universitários: fatores contribuintes e impactos na qualidade de vida e ensino, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35915-
dc.description.abstractO burnout é uma característica cada vez mais comum entre os professores acadêmicos, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e uma sensação de baixa realização profissional. Este trabalho teve como objetivo investigar os fatores que diminuem para o estresse e a qualidade de vida desses profissionais, com ênfase nas condições de trabalho e no impacto do burnout. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado a professores de diferentes faixas etárias e níveis de experiência, abordando temas como carga horária, percepção de exaustão emocional e suporte institucional. A metodologia foi quantitativa, com análise das respostas para identificar padrões relacionados ao estresse. Os resultados indicaram que professores com maior tempo de experiência e carga de trabalho elevada, especialmente aqueles que atuavam em regime horista, foram mais vulneráveis a apresentar sinais de burnout. A falta de apoio institucional e a baixa valorização da profissão também foram apontadas como fatores contribuintes para o desgaste emocional. A pesquisa sugeriu que a adoção de medidas de redução de carga horária, apoio psicológico e maior valorização da carreira docente poderia melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse entre os professores universitários. Conclui-se que, para mitigar os impactos do burnout, é fundamental que as instituições de ensino adotem estratégias de apoio mais eficazes e criem um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleBurnout entre professores universitários: fatores contribuintes e impactos na qualidade de vida e ensinopt_BR
dc.title.alternativeBurnout among university professors: contributing factors and impacts on quality of life and teachingpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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