Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35915
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Sanete Irani de | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez | - |
dc.contributor.author | SILVÉRIO, Marcelo | - |
dc.contributor.other | MARTINATI, Rafael Rodrigo | - |
dc.contributor.other | MARTINS, Raquel Helena Peixe dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T18:23:42Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T18:23:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-27 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez; SILVÉRIO, Marcelo. Burnout entre professores universitários: fatores contribuintes e impactos na qualidade de vida e ensino, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35915 | - |
dc.description.abstract | O burnout é uma característica cada vez mais comum entre os professores acadêmicos, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e uma sensação de baixa realização profissional. Este trabalho teve como objetivo investigar os fatores que diminuem para o estresse e a qualidade de vida desses profissionais, com ênfase nas condições de trabalho e no impacto do burnout. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado a professores de diferentes faixas etárias e níveis de experiência, abordando temas como carga horária, percepção de exaustão emocional e suporte institucional. A metodologia foi quantitativa, com análise das respostas para identificar padrões relacionados ao estresse. Os resultados indicaram que professores com maior tempo de experiência e carga de trabalho elevada, especialmente aqueles que atuavam em regime horista, foram mais vulneráveis a apresentar sinais de burnout. A falta de apoio institucional e a baixa valorização da profissão também foram apontadas como fatores contribuintes para o desgaste emocional. A pesquisa sugeriu que a adoção de medidas de redução de carga horária, apoio psicológico e maior valorização da carreira docente poderia melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse entre os professores universitários. Conclui-se que, para mitigar os impactos do burnout, é fundamental que as instituições de ensino adotem estratégias de apoio mais eficazes e criem um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Burnout entre professores universitários: fatores contribuintes e impactos na qualidade de vida e ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | Burnout among university professors: contributing factors and impacts on quality of life and teaching | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20251S_Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez Moreira_OD2651.pdf Restricted Access | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
TA - Mara Dalila Souza Pessoa Sanchez Moreira.pdf Restricted Access | 260.52 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
TA - Marcelo Silvério.pdf Restricted Access | 262.78 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.