Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35860
Título: Aplicação de inteligência artificial em jogos eletrônicos: uma avaliação dos jogos Rocket League e EA Sports FC 24
Autor(es): SOUZA, Celso Vinicius Alves de
ZAMANA, Gabriel Cesar
Orientador(es): GOMES, Carlos Augusto
AZEVEDO, Viviane Ramalho de
Outro(s) contribuidor(es): AZEVEDO, Viviane Ramalho de
GOMES, Carlos Augusto
AGUIAR, Helder de Souza
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Inteligência artificial;Jogos eletrônicos
Data do documento: 2-Dez-2024
Editor: 183
Referência Bibliográfica: SOUZA, Celso Vinicius Alves de; ZAMANA, Gabriel Cesar. Aplicação de Inteligência Artificial em jogos eletrônicos: uma avaliação dos jogos Rocket League e EA Sports FC 24. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação) – Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, Centro Paula Souza, Bragança Paulista, 2024.
Resumo: A aplicação de inteligência artificial (IA) em jogos eletrônicos tem transformado a experiência dos jogadores, tornando a jogabilidade mais complexa e imersiva. Este estudo investiga como a intensidade do uso de IA afeta a experiência e o desempenho dos jogadores, comparando Rocket League, que utiliza IA de forma limitada, e EA Sports FC 24, que faz uso extensivo dessa tecnologia. O objetivo é analisar as diferenças no uso da IA em cada jogo, com base em um estudo de caso comparativo. A metodologia envolveu observação direta das partidas. Os resultados indicam que Rocket League valoriza a habilidade manual dos jogadores, enquanto EA Sports FC 24 destaca-se pela complexidade tática proporcionada pela IA. Concluiu-se que a maior presença de IA aumenta a imersão e o realismo em EA Sports FC 24, mas pode limitar a autonomia do jogador, enquanto Rocket League oferece maior controle e favorece a habilidade individual.
The application of artificial intelligence (AI) in video games has transformed player experiences, making gameplay more complex and immersive. This study investigates how the intensity of AI use affects player experience and performance, comparing Rocket League, which uses AI in a limited way, and EA Sports FC 24, which extensively applies this technology. The objective is to analyze the differences in AI usage in each game, based on a comparative case study. The methodology involved direct observation of the matches. The results indicate that Rocket League emphasizes players' manual skills, while EA Sports FC 24 stands out for the tactical complexity provided by AI. It was concluded that the greater presence of AI increases immersion and realism in EA Sports FC 24 but may limit player autonomy, whereas Rocket League offers greater control and favors individual skill.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35860
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GTI_2024_2_CelsoViniciusAlvesDeSouza_AplicaçãoDeInteligênciaArtificialEmJogosEletrônicos.pdf
  Restricted Access
401.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.