Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35860
Title: | Aplicação de inteligência artificial em jogos eletrônicos: uma avaliação dos jogos Rocket League e EA Sports FC 24 |
Authors: | SOUZA, Celso Vinicius Alves de ZAMANA, Gabriel Cesar |
Advisor: | GOMES, Carlos Augusto AZEVEDO, Viviane Ramalho de |
Other contributor: | AZEVEDO, Viviane Ramalho de GOMES, Carlos Augusto AGUIAR, Helder de Souza |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Inteligência artificial;Jogos eletrônicos |
Issue Date: | 2-Dec-2024 |
Publisher: | 183 |
Citation: | SOUZA, Celso Vinicius Alves de; ZAMANA, Gabriel Cesar. Aplicação de Inteligência Artificial em jogos eletrônicos: uma avaliação dos jogos Rocket League e EA Sports FC 24. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação) – Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, Centro Paula Souza, Bragança Paulista, 2024. |
Abstract: | A aplicação de inteligência artificial (IA) em jogos eletrônicos tem transformado a experiência dos jogadores, tornando a jogabilidade mais complexa e imersiva. Este estudo investiga como a intensidade do uso de IA afeta a experiência e o desempenho dos jogadores, comparando Rocket League, que utiliza IA de forma limitada, e EA Sports FC 24, que faz uso extensivo dessa tecnologia. O objetivo é analisar as diferenças no uso da IA em cada jogo, com base em um estudo de caso comparativo. A metodologia envolveu observação direta das partidas. Os resultados indicam que Rocket League valoriza a habilidade manual dos jogadores, enquanto EA Sports FC 24 destaca-se pela complexidade tática proporcionada pela IA. Concluiu-se que a maior presença de IA aumenta a imersão e o realismo em EA Sports FC 24, mas pode limitar a autonomia do jogador, enquanto Rocket League oferece maior controle e favorece a habilidade individual. The application of artificial intelligence (AI) in video games has transformed player experiences, making gameplay more complex and immersive. This study investigates how the intensity of AI use affects player experience and performance, comparing Rocket League, which uses AI in a limited way, and EA Sports FC 24, which extensively applies this technology. The objective is to analyze the differences in AI usage in each game, based on a comparative case study. The methodology involved direct observation of the matches. The results indicate that Rocket League emphasizes players' manual skills, while EA Sports FC 24 stands out for the tactical complexity provided by AI. It was concluded that the greater presence of AI increases immersion and realism in EA Sports FC 24 but may limit player autonomy, whereas Rocket League offers greater control and favors individual skill. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35860 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GTI_2024_2_CelsoViniciusAlvesDeSouza_AplicaçãoDeInteligênciaArtificialEmJogosEletrônicos.pdf Restricted Access | 401.02 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.