Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35851
Título: | Infância em risco na era digital: como a segurança da informação e a educação digital podem prevenir a pedofilia online |
Título(s) alternativo(s): | Childhood at risk in the digital age: how information security and digital education can prevent online pedophilia |
Autor(es): | PRUDENTE, Daiane Godoy |
Orientador(es): | ARANDA, Maria Cristina |
Outro(s) contribuidor(es): | OLIVEIRA, Diógenes de MACETTI, Thaís Godoy Vazquez |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Informação - segurança;Internet;Proteção à criança e ao adolescente;Redes sociais |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | PRUDENTE, Daiane Godoy. Infância em risco na era digital: como a segurança da informação e a educação digital podem prevenir a pedofilia online, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025 |
Resumo: | Este trabalho aborda a problemática da pedofilia no ambiente virtual e a importância
da educação digital e da segurança da informação na prevenção desse crime. A
pesquisa destaca como a Internet, apesar de suas inúmeras oportunidades, também
apresenta riscos para crianças e adolescentes, que são expostos à pedofilia virtual. O
estudo busca responder à questão de como a educação digital, aliada aos princípios
de segurança da informação, pode contribuir para a proteção dos jovens nesse
ambiente, considerando os desafios da confidencialidade, integridade e
disponibilidade dos dados. A relevância do tema é ressaltada pela legislação
brasileira, que caracteriza a pedofilia virtual como crime. O objetivo geral do trabalho
é investigar o uso da educação digital e das práticas de segurança da informação
como ferramentas de prevenção à pedofilia online. Os objetivos específicos incluem
a análise das características e dinâmicas da pedofilia nos ambientes online, as
diferenças entre os ambientes online e sua facilitação de práticas ilícitas, as
consequências legais e sociais da pedofilia virtual, a proposição de estratégias de
prevenção e combate, e a sensibilização da sociedade para a importância da
segurança na navegação. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, com
foco na revisão bibliográfica de artigos científicos, livros, legislações, relatórios e
estudos de caso. A pesquisa identifica as dinâmicas do crime, as plataformas
utilizadas e as estratégias de prevenção e combate. O referencial teórico aborda a
definição e as características da pedofilia, seus aspectos psicológicos e criminais, e a
importância da compreensão desse tema para a criação de estratégias de prevenção
e combate. O estudo também explora o perfil do pedófilo, os tipos de perfis
(abusadores e molestadores) e os ambientes online (Internet, deep web e dark web)
e suas particularidades. A pesquisa ressalta a complexidade da pedofilia no ambiente
virtual e a necessidade de uma abordagem multifacetada que envolva a sociedade,
famílias, instituições de ensino, governos e órgãos de segurança. A aplicação prática
do estudo reforça essa visão, destacando a relevância complementar de soluções
tecnológicas como o Qustodio e o Projeto Arachnid. O Qustodio age na proteção
doméstica, capacitando pais a gerenciar o uso digital e filtrar conteúdos, criando uma
camada de defesa direta para as crianças. Em contraste, o Projeto Arachnid atua na
escala global, dedicando-se à identificação e remoção proativa de material de abuso
sexual infantil (CSAM) da Internet. Essa abordagem dupla é fundamental, pois
combina a defesa individual e familiar com o combate sistêmico ao conteúdo ilícito,
garantindo uma proteção mais robusta e eficaz para a criança e a sociedade. This study addresses the issue of online pedophilia and emphasizes the role of digital education and information security in preventing such crimes. While the Internet provides numerous opportunities, it also poses significant risks to children and adolescents, who are increasingly exposed to virtual abuse. The research aims to understand how digital education, combined with the principles of information security—confidentiality, integrity, and availability—can contribute to the protection of young users in the digital space. The relevance of this topic is underscored by Brazilian legislation, which classifies online pedophilia as a criminal offense. The main objective of this study is to investigate how digital education and information security practices can be used as effective tools to prevent online child exploitation. Specific objectives include analyzing the dynamics and characteristics of pedophilia on virtual environments, understanding how these environments facilitate illicit activities, identifying the legal and social consequences, proposing prevention and response strategies, and raising public awareness on safe Internet practices. A qualitative and exploratory methodology was adopted, based on bibliographic research involving scientific articles, books, legislation, reports, and case studies. The findings highlight the operational dynamics of the crime, the platforms most commonly used by offenders, and the tools available for detection and prevention. The theoretical framework explores the definition and psychological and criminal aspects of pedophilia, offering critical insight into the development of countermeasures. Furthermore, the study examines offender profiles, differentiating between abusers and molesters, and investigates the use of the Internet, deep web, and dark web in the commission of these crimes. The research concludes by emphasizing the complexity of online pedophilia and the urgent need for a multidisciplinary approach involving society, families, educational institutions, governments, and law enforcement agencies. The practical application of the study reinforces this perspective, highlighting the complementary relevance of technological solutions such as Qustodio and the Arachnid Project. Qustodio operates in the realm of domestic protection, empowering parents to manage digital usage and filter content, creating a direct layer of defense for children. In contrast, the Arachnid Project works on a global scale, focusing on the proactive identification and removal of child sexual abuse material (CSAM) from the Internet. This dual approach is essential, as it combines individual and family-level protection with a systemic fight against illicit content, ensuring more robust and effective safeguarding for both children and society. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35851 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20251S_Daiane Godoy Prudente_OD2711.pdf | 5.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TA - Daiane Godoy Prudente.pdf Restricted Access | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.