Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35849
Título: | A influência das tecnologias digitais no ensino remoto: desafios, possibilidades e perspectivas pedagógicas |
Autor(es): | SANTOS, Ariany Vanusa Oliveira Souza LIMA, Bruna Araújo Marques de SANTOS, Jamile Feitosa SILVA, Laura Santos |
Orientador(es): | MALVA, Fernando |
Outro(s) contribuidor(es): | LIMA, Madalena Oliveira COSTA, Arno |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem;Inovação;Administração;Educação |
Data do documento: | Jul-2025 |
Editor: | 211 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Ariany Vanusa Oliveira Souza; LIMA, Bruna Araújo Marques de; SANTOS, Jamile Feitosa; SILVA, Laura Santos. A influência das tecnologias digitais no ensino médio remoto: desafios, possibilidades e perspectivas pedagógicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) Etec Zona Leste, São Paulo, 2025. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das tecnologias digitais no processo de ensino remoto, especialmente durante o período de emergência sanitária provocada pela pandemia de COVID-19. A investigação teve como foco compreender as percepções de estudantes quanto às condições de acesso, infraestrutura tecnológica, estratégias pedagógicas e desafios enfrentados no ambiente virtual. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa e descritiva, com aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de estudantes do ensino médio integrado ao técnico. Os dados coletados foram sistematizados por meio de gráficos e tabelas, permitindo uma leitura objetiva sobre os impactos das tecnologias digitais na rotina escolar remota. Os resultados revelam que, embora as ferramentas digitais tenham possibilitado a continuidade das atividades educacionais, persistem desigualdades significativas quanto ao acesso a dispositivos e à qualidade da conexão. Além disso, observou-se uma sobrecarga emocional e cognitiva, especialmente entre alunas mulheres, decorrente da conciliação entre as demandas escolares e as responsabilidades domésticas. A percepção docente, por sua vez, foi marcada por desafios relacionados à adaptação didática e ao engajamento dos alunos. Os dados indicam ainda que os estudantes reconhecem a importância das tecnologias, mas demandam maior interatividade, acolhimento e inovação nas práticas pedagógicas. Diante desses achados, o estudo conclui que o ensino remoto, mediado por tecnologias digitais, exige não apenas estrutura física e conectividade, mas também políticas educacionais inclusivas e formação contínua dos profissionais da educação. O fortalecimento do protagonismo estudantil e o incentivo à escuta ativa também se mostram caminhos fundamentais para qualificar a experiência educacional em contextos digitais. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35849 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnico_em_administracao_2025_1_ariany_vanusa_oliveira_souza_santos_a_influencia_das_tecnologias.pdf | 531.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.