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dc.contributor.advisorMALVA, Fernando-
dc.contributor.authorSANTOS, Ariany Vanusa Oliveira Souza-
dc.contributor.authorLIMA, Bruna Araújo Marques de-
dc.contributor.authorSANTOS, Jamile Feitosa-
dc.contributor.authorSILVA, Laura Santos-
dc.contributor.otherLIMA, Madalena Oliveira-
dc.contributor.otherCOSTA, Arno-
dc.date.accessioned2025-09-15T18:48:23Z-
dc.date.available2025-09-15T18:48:23Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Ariany Vanusa Oliveira Souza; LIMA, Bruna Araújo Marques de; SANTOS, Jamile Feitosa; SILVA, Laura Santos. A influência das tecnologias digitais no ensino médio remoto: desafios, possibilidades e perspectivas pedagógicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) Etec Zona Leste, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35849-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a influência das tecnologias digitais no processo de ensino remoto, especialmente durante o período de emergência sanitária provocada pela pandemia de COVID-19. A investigação teve como foco compreender as percepções de estudantes quanto às condições de acesso, infraestrutura tecnológica, estratégias pedagógicas e desafios enfrentados no ambiente virtual. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa e descritiva, com aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de estudantes do ensino médio integrado ao técnico. Os dados coletados foram sistematizados por meio de gráficos e tabelas, permitindo uma leitura objetiva sobre os impactos das tecnologias digitais na rotina escolar remota. Os resultados revelam que, embora as ferramentas digitais tenham possibilitado a continuidade das atividades educacionais, persistem desigualdades significativas quanto ao acesso a dispositivos e à qualidade da conexão. Além disso, observou-se uma sobrecarga emocional e cognitiva, especialmente entre alunas mulheres, decorrente da conciliação entre as demandas escolares e as responsabilidades domésticas. A percepção docente, por sua vez, foi marcada por desafios relacionados à adaptação didática e ao engajamento dos alunos. Os dados indicam ainda que os estudantes reconhecem a importância das tecnologias, mas demandam maior interatividade, acolhimento e inovação nas práticas pedagógicas. Diante desses achados, o estudo conclui que o ensino remoto, mediado por tecnologias digitais, exige não apenas estrutura física e conectividade, mas também políticas educacionais inclusivas e formação contínua dos profissionais da educação. O fortalecimento do protagonismo estudantil e o incentivo à escuta ativa também se mostram caminhos fundamentais para qualificar a experiência educacional em contextos digitais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher211pt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA influência das tecnologias digitais no ensino remoto: desafios, possibilidades e perspectivas pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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