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Title: O processo de inclusão de deficientes visuais nas empresas
Other Titles: The process of including visually impaired people in companies
Authors: OLIVEIRA, Dandara dos Santos
RODRIGUES, Gustavo Soares
MARTINS, Julia Caroline Alves
GREGÓRIO, Teresa Raquel Mateus
Advisor: FUZETTI, Diana Leite Kochmanski
type of document: Artigo Científico
Keywords: Administração;Mercado de trabalho;Inclusão social;Pessoas com deficiência visual
Issue Date: 16-Jun-2025
Publisher: 056
Citation: OLIVEIRA, Dandara dos Santos; RODRIGUES, Gustavo Soares; MARTINS, Julia Caroline Alves; GREGÓRIO, Teresa Raquel Mateus. O processo de inclusão de deficientes visuais nas empresas, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba, 2025.
Abstract: O estudo apresentado teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem com a baixa taxa de empregabilidade de pessoas com deficiências visuais, visando melhora na inclusão no mercado de trabalho para mais autonomia, dignidade e realizações pessoais.Os Objetivos específicos são reflexão sobre leis de cotas para deficientes e a causa da baixa acessibilidade, direitos trabalhistas e educacionais, Teoria da Psicologia do Trabalho de David Bluestein e o conceito de trabalho decente, elucidar sobre ações de empatia para que não haja constrangimentos no cotidiano e abordar sobre tecnologias assistivas para prestação de serviços de qualidade que se iguale aos de pessoas sem deficiência, gerando, consequentemente, igualdade de oportunidades.Para melhor avaliação foi utilizada a ferramenta administrativa análise SWOT para identificar fatores que contribuem ou não com a inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho. As contribuições teóricas foram baseadas em pesquisas e teorias realizadas pelo senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Luciana Beliomini, David Bluestein, Fundação Dorina Nowill para Cegos,Carina Melazzi,etc. Optou- se pelo tipo de pesquisa mista por ser quantitativa com coletas de dados através de questionários online e explorativa ao buscar compreensão, debate e resolução de uma problemática social. Constatou- se que o preconceito e a falta de informação favorecem o imbróglio da falta de oportunidades ou limitação de ofertas profissionais por crenças capacitistas. A pesquisa culminou na elaboração de um guia informativo sobre tecnologias assistivas práticas e ações básicas de acolhimento, enfatizando que a inclusão é um compromisso com a cidadania e é um dever de todos.
The study aimed, in general, to analyze the factors contributing to the low employability rate of people with visual impairments, with the goal of improving inclusion in the labor market to promote greater autonomy, dignity, and personal achievements. The specific objectives include reflecting on quota laws for people with disabilities and the causes of limited accessibility, labor and educational rights, David Bluestein’s Work Psychology Theory, and the concept of decent work; clarifying empathy-driven actions to prevent embarrassment in daily life; and addressing assistive technologies to provide quality services equal to those of people without disabilities, thereby generating equality of opportunities.For a more comprehensive evaluation, the administrative tool SWOT analysis was used to identify factors that either facilitate or hinder the inclusion of people with visual impairments in the workforce.The theoretical contributions were based on research and theories from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), Luciana Beliomini, David Bluestein, the Dorina Nowill Foundation for the Blind, Carina Melazzi, among others. A mixed-methods research approach was chosen, combining quantitative data collection via online questionnaires and an exploratory focus aimed at understanding, debating, and resolving a social issue.It was found that prejudice and lack of information contribute to the entanglement of limited professional opportunities or offer restrictions due to ableist beliefs. The research culminated in the development of an informative guide on practical assistive technologies and basic welcoming actions, emphasizing that inclusion is a commitment to citizenship and a responsibility shared by all.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35788
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

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