Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35732
Título: Inteligência emocional e comportamental
Título(s) alternativo(s): Emotional and behavioral intelligence
Autor(es): SANTOS, Beatriz Cristina Jesus dos
AMORIM, Bruno Henrique Dias de
SILVA, Jefferson Oliveira
IEQUER, Marta Cristina da Silva
CARDOZO, Milena Ferreira
BARBOSA, Hellen Monique Silva
Orientador(es): UZAE, Luciana Magalhães de Resende
RASTEIRO, Vanessa Finoto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Inteligência emocional;Comportamento
Data do documento: 27-Jun-2017
Editor: 151
Referência Bibliográfica: SANTOS, Beatriz Cristina Jesus dos et al. Inteligência emocional e comportamental, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, SP, 2017.
Resumo: Na era moderna valoriza-se apena o QI (Quociente da Inteligência) como quesito para contratar ou manter um colaborador dentro de uma organização. Os empregadores acabam deixando de lado a inteligência emocional, por achar que seja um gasto desnecessário, ou por não ter conhecimento sobre as vantagens da aplicação dessa metodologia. As emoções superam os pensamentos. De certa forma os seres humanos tem duas mentes, uma racional que permite raciocinar e pensar antes de tomar alguma atitude, e outra que é impulsiva e as vezes até ilógica. Algumas emoções ou sentimentos intensos permitem a mente emocional dominar a racional, as fortes emoções interferem diretamente no humor e atitudes de um indivíduo, é por esse motivo que a inteligência emocional deve ser aplicada no cotidiano das pessoas, e também dentro das empresas, pelo fato dos colaboradores lidarem com pressões, frustrações, metas a serem cumpridas ou até mesmo stress causado por fatores internos ou externos que podem ou não estarem ligados com as organizações. ABSTRACT In the modern era, only IQ (Intelligence Quotient) is valued as a criterion for hiring or retaining an employee within an organization. Employers often neglect emotional intelligence, either because they consider it an unnecessary expense or because they lack knowledge of the benefits of applying this methodology. Emotions trump thoughts. In a sense, human beings have two minds: a rational one that allows us to reason and think before taking any action, and a impulsive and sometimes even illogical one. Some intense emotions or feelings allow the emotional mind to dominate the rational one. Strong emotions directly influence an individual's mood and attitudes. This is why emotional intelligence must be applied in people's daily lives, as well as within companies, as employees deal with pressure, frustration, goals to be met, or even stress caused by internal or external factors that may or may not be related to the organization.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35732
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemrecursoshumanos_2017_beatrizcristinajesusdossantos_inteligenciaemocionalecomportamental.pdf
  Restricted Access
2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.