Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorUZAE, Luciana Magalhães de Resende-
dc.contributor.advisorRASTEIRO, Vanessa Finoto-
dc.contributor.authorSANTOS, Beatriz Cristina Jesus dos-
dc.contributor.authorAMORIM, Bruno Henrique Dias de-
dc.contributor.authorSILVA, Jefferson Oliveira-
dc.contributor.authorIEQUER, Marta Cristina da Silva-
dc.contributor.authorCARDOZO, Milena Ferreira-
dc.contributor.authorBARBOSA, Hellen Monique Silva-
dc.date.accessioned2025-09-10T15:09:21Z-
dc.date.available2025-09-10T15:09:21Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Beatriz Cristina Jesus dos et al. Inteligência emocional e comportamental, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, SP, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35732-
dc.description.abstractNa era moderna valoriza-se apena o QI (Quociente da Inteligência) como quesito para contratar ou manter um colaborador dentro de uma organização. Os empregadores acabam deixando de lado a inteligência emocional, por achar que seja um gasto desnecessário, ou por não ter conhecimento sobre as vantagens da aplicação dessa metodologia. As emoções superam os pensamentos. De certa forma os seres humanos tem duas mentes, uma racional que permite raciocinar e pensar antes de tomar alguma atitude, e outra que é impulsiva e as vezes até ilógica. Algumas emoções ou sentimentos intensos permitem a mente emocional dominar a racional, as fortes emoções interferem diretamente no humor e atitudes de um indivíduo, é por esse motivo que a inteligência emocional deve ser aplicada no cotidiano das pessoas, e também dentro das empresas, pelo fato dos colaboradores lidarem com pressões, frustrações, metas a serem cumpridas ou até mesmo stress causado por fatores internos ou externos que podem ou não estarem ligados com as organizações. ABSTRACT In the modern era, only IQ (Intelligence Quotient) is valued as a criterion for hiring or retaining an employee within an organization. Employers often neglect emotional intelligence, either because they consider it an unnecessary expense or because they lack knowledge of the benefits of applying this methodology. Emotions trump thoughts. In a sense, human beings have two minds: a rational one that allows us to reason and think before taking any action, and a impulsive and sometimes even illogical one. Some intense emotions or feelings allow the emotional mind to dominate the rational one. Strong emotions directly influence an individual's mood and attitudes. This is why emotional intelligence must be applied in people's daily lives, as well as within companies, as employees deal with pressure, frustration, goals to be met, or even stress caused by internal or external factors that may or may not be related to the organization.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher151pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInteligência emocional e comportamentalpt_BR
dc.title.alternativeEmotional and behavioral intelligencept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnicoemrecursoshumanos_2017_beatrizcristinajesusdossantos_inteligenciaemocionalecomportamental.pdf
  Restricted Access
2.22 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.