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Title: Análise de um modelo de tarifação de transporte baseado na quilometragem: um estudo de caso em uma transportadora
Other Titles: Analysis of a mileage-based transportation pricing model: a case study in a transportation company
Authors: FAVORETI, Flávia Helena Fragoso
VERZIGNASSI, Livia Cezar
Advisor: DIAS, Marcos de Carvalho
Other contributor: ZORZO, Adalberto
PINTO, Renan Mercuri
type of document: Monografia
Keywords: Tarifas de transportes;Transporte rodoviário;Logística (custos)
Issue Date: 24-Jun-2025
Publisher: 004
Citation: FAVORETI, Flávia Helena Fragoso, VERZIGNASSI, Livia Cezar. Análise de um modelo de tarifação de transporte baseado na quilometragem: um estudo de caso em uma transportadora, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025
Abstract: O transporte de cargas é um elemento estratégico na cadeia logística, influenciando diretamente os custos operacionais, a eficiência das entregas e a competitividade das empresas. Diante das crescentes exigências por agilidade, previsibilidade e redução de despesas, a escolha de modelos de tarifação adequados torna-se fundamental. Este estudo analisa a aplicação de um modelo de tarifação baseado na quilometragem, em substituição ao frete fracionado, no contexto de uma empresa localizada em Nova Odessa, SP, especializada na distribuição de painéis solares. Adotou-se uma metodologia quantitativa, descritiva e exploratória, com base em estudo de caso, para avaliar os impactos operacionais, financeiros e tecnológicos da mudança. O experimento, realizado ao longo de três meses, contou com a implementação de veículos dedicados e sistemas digitais de roteirização e rastreamento em tempo real. Os resultados apontaram para uma significativa redução de custos logísticos, melhoria nos prazos de entrega e aumento da satisfação dos clientes. Apesar dos avanços, o modelo por quilometragem apresenta limitações, como a não consideração de pedágios e retornos sem carga. Conclui-se que, com ajustes complementares e investimento contínuo em tecnologia, o modelo pode se consolidar como uma solução eficaz e competitiva para o setor de transporte de cargas.
Freight transportation is a strategic element in the logistics chain, directly influencing operational costs, delivery efficiency, and business competitiveness. Given the growing demand for agility, predictability, and cost reduction, selecting an appropriate pricing model becomes essential. This study analyzes the implementation of a mileage-based pricing model, replacing the traditional less-than-truckload (LTL) method, in the context of a company located in Nova Odessa, São Paulo, specialized in the distribution of solar panels. A quantitative, descriptive, and exploratory methodology was adopted, based on a case study, to assess the operational, financial, and technological impacts of the change. The three-month experiment involved the use of dedicated vehicles and digital systems for route planning and real-time tracking. The results showed a significant reduction in logistics costs, improved delivery times, and increased customer satisfaction. Despite these improvements, the mileage-based model has limitations, such as the exclusion of tolls and empty return trips from the pricing structure. The study concludes that, with complementary adjustments and continued investment in technology, the model can become an effective and competitive solution for the freight transport sector
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35639
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