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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35610
Título: | Preparando os alunos para o futuro profissional: como desenvolver competências para o mercado de trabalho |
Título(s) alternativo(s): | Preparing students for their professional future: how to develop skills for the job market |
Autor(es): | AQUINO, Emilly Soares de CARVALHO, Ericka Maria Laerte de PEREIRA, Gleyson Gustavo Monteiro BATISTA, Júlia Cristina FERRAZ, Mariana Reis da Silva CARVALHO, Sophia Pereira de SILVA, Vitória Luiza Martins da |
Orientador(es): | SILVA, Elton Orris Marinho da |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Mercado de trabalho;Ensino;Administração |
Data do documento: | 26-Jun-2025 |
Editor: | 026 |
Referência Bibliográfica: | AQUINO, Emilly Soares de; CARVALHO, Ericka Maria Laerte de; PEREIRA, Gleyson Gustavo Monteiro; BATISTA, Júlia Cristina; FERRAZ, Mariana Reis da Silva; CARVALHO, Sophia Pereira de; SILVA, Vitória Luiza Martins da. Preparando os alunos para o futuro profissional: como desenvolver competências para o mercado de trabalho. 2025. 16 p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2025. |
Resumo: | O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, exigindo
profissionais com competências técnicas e comportamentais, como comunicação e
adaptabilidade. Este artigo identifica as principais habilidades necessárias para alunos
do ensino técnico ingressarem com êxito no mercado. Com base em pesquisa
exploratória de abordagem quali-quantitativa, foram mapeadas hard e soft skills
exigidas pelas empresas, bem como práticas educacionais eficazes no
desenvolvimento dessas competências. Conclui-se que a formação técnica deve estar
alinhada às exigências do mercado, promovendo experiências práticas e
metodologias ativas que fortaleçam a empregabilidade. The labor market is constantly changing, creating new social demands. In this context, it is essential for professionals to develop not only technical knowledge but also behavioral skills such as communication, collaboration, and adaptability. This article aims to identify the key competencies required for technical education students to face the challenges of the job market. Based on exploratory research with a qualitative-quantitative approach, the main hard and soft skills demanded by companies were identified. The study also focuses on educational practices that contribute to the development of these competencies, emphasizing the importance of active methodologies in practical learning. It is concluded that technical education must align with market demands, promoting practical experiences and continuous updates to strengthen students' employability. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35610 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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