Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35512
Título: Desenvolvimento de um programa de educação nutricional para escolares: conhecendo a pirâmide dos alimentos
Título(s) alternativo(s): Development of a nutritional education program for schoolchildren: understanding the food pyramid
Autor(es): SOUZA, Bruna Beatriz da Silva
ARAÚJO, Ricarda Vicente de
CARNAÚBA, Viviane Augusta
Orientador(es): CLEMENTINO, Maria Daniela
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Sandra Lee de Carvalho
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alimentação escolar;Nutrição;Nutrientes
Data do documento: 1-Dez-2014
Editor: 242
Referência Bibliográfica: SOUZA, B. B. S.; ARAÚJO, R. V.; CARNAÚBA, V. A.; Desenvolvimento de um programa de educação nutricional para escolares: conhecendo a pirâmide dos alimentos, 2014.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC Dr. Celso Giglio, Osasco II, 2014.
Resumo: Introdução: A faixa etária escolar compreende crianças de sete a dez anos de idade. Esse período caracteriza-se por maior atividade física, ritmo de crescimento constante com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência. As práticas alimentares na fase escolar são de extrema importância para a criança, visto que a composição da dieta é fundamental para a manutenção do estado nutricional adequado. A oferta de nutrientes deve ser suficiente para prover as perdas metabólicas diárias. Objetivos: Desenvolver um Programa de Educação Nutricional (PEN) para escolares sobre a Pirâmide dos Alimentos. Metodologia: Participaram deste Programa de Educação Nutricional (PEN) 15 crianças sendo 8 meninos e 7 meninas, com idade de 06 a 10 anos, frequentadoras de uma igreja evangélica localizada na zona oeste de São Paulo, no mês de maio a outubro de 2014. O PEN foi desenvolvido em 3 módulos, abordando todos os grupos alimentares da pirâmide. Resultados: As atividades desenvolvidas basearam-se em jogos lúdicos, pode-se perceber que as crianças identificaram a maioria dos grupos e demonstraram grande interesse , evidenciando assim o reconhecimento de cada grupo alimentar assim como a sua importância. Considerações finais: Tendo como base nos resultados, foi possível identificar que as crianças fixaram os grupos alimentares e se conscientizaram que cada um tem seu valor nutricional. A falta desses nutrientes ou excesso pode prejudicar o crescimento, desenvolvimento e causar danos à saúde. Dessa forma, ficou demonstrado que as atividades realizadas foram importantes, porque as crianças adquiriram novos conceitos e conhecimentos sobre a pirâmide dos alimentos.
Introduction: The school-age group comprises children aged seven to ten. This period is characterized by increased physical activity, a steady growth rate, and a more pronounced weight gain around the adolescent stage. Eating habits during school are extremely important for children, as dietary composition is crucial for maintaining adequate nutritional status. Nutrient intake must be sufficient to meet daily metabolic losses. Objectives: To develop a Nutritional Education Program (NEP) for schoolchildren based on the Food Guide Pyramid. Methodology: Fifteen children, eight boys and seven girls, aged six to ten, attending an evangelical church in the west zone of São Paulo, participated in this Nutritional Education Program (NEP) from May to October 2014. The NEP was developed in three modules, covering all food groups in the pyramid. Results: The activities were based on playful games. It was clear that the children identified most of the food groups and demonstrated great interest, demonstrating their recognition of each food group and its importance. Final considerations: Based on the results, it was possible to identify that the children recognized the food groups and became aware of their nutritional value. A lack or excess of these nutrients can impair growth and development, and cause health problems. Thus, it was demonstrated that the activities were valuable, as the children acquired new concepts and knowledge about the food pyramid.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35512
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC COMPLETO NA ESTRUTURA CERTA (1) (1) (2).pdf
  Restricted Access
1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.