Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35463
Título: | Estudo de caso: educação financeira no ensino médio nas escolas públicas de Cubatão-SP no ano de 2025 |
Autor(es): | SOUSA, Christofer Gomes de OLIVEIRA, Geovanna Silva de SOUSA, John Weslley Pinheiro CUNHA, Thauany Beatriz Lopes de Lima |
Orientador(es): | SOUZA, Maria de Lourdes de Oliveira |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Educação financeira;Escolas;Ensino público |
Data do documento: | 26-Jun-2025 |
Editor: | 181 |
Referência Bibliográfica: | SOUSA, Christofer Gomes de et. al. Estudo de caso: educação financeira no ensino médio nas escolas públicas de Cubatão-SP no ano de 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2025. |
Resumo: | O "Programa de Educação Financeira" avalia a eficácia de planos educacionais que fornecem aos alunos conhecimentos básicos sobre finanças. Para melhorar a saúde financeira dos alunos, esses programas ensinam habilidades essenciais como orçamento, poupança e investimento. Estudos mostram que ensinar os alunos a gerenciar seus recursos de forma mais eficaz podem ajudá-los a tomar melhores decisões financeiras. Os programas geralmente aumentam a poupança e reduzem a dívida. A eficácia, por outro lado, varia de acordo com a metodologia utilizada, o treinamento dos professores e a forma como o conteúdo é incorporado ao currículo escolar. Esses programas precisam ser bem estruturados, contextualizados e avaliados regularmente para que funcionem. The "Financial Education Program" evaluates the effectiveness of educational programs that provide students with basic knowledge about finance. To improve students' financial health, these programs teach essential skills like budgeting, saving, and investing. Studies show that teaching students how to manage their resources more effectively can help them make better financial decisions. The programs generally increase savings and reduce debt. Effectiveness, on the other hand, varies according to the methodology used, teacher training and the way the content is incorporated into the school curriculum. These programs need to be well structured, contextualized and regularly evaluated to make them work. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35463 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
adm_2025_1_souza_educacaofinanceiranasescolaspublicas.pdf | 355.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.