Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35453
Título: Influência do uso de telas no desempenho escolar de universitários: desafios e oportunidades
Título(s) alternativo(s): A study on the role of screen use in academic performance and productivity
Autor(es): SOUZA, Letícia Moreira de
SILVA, Leonardo Santos da
Orientador(es): MACHADO, Andréia de Oliveira
Outro(s) contribuidor(es): GARCIA, Mariana
FERREIRA, Daniel Paulo
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Tecnologia;Ensino superior
Data do documento: 20-Jun-2025
Editor: 275
Referência Bibliográfica: SOUZA, Leticia M.; SILVA, Leonardo S. Influência do uso de telas no desempenho escolar de universitários: desafios e oportunidades: um estudo sobre o papel do uso de telas no desempenho e na produtividade acadêmica. – SP, 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão em tecnologia da informação). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2025.
Resumo: Este trabalho busca analisar o impacto do uso de telas no desempenho acadêmico dos universitários. Baseando-se em uma metodologia quali quantitativa, o estudo utiliza base teórica das áreas de Psicologia, Educação e Tecnologia da Informação. A pesquisa foi realizada com dados coletados por meio de um questionário fechado respondido por estudantes universitários. O objetivo é investigar como o uso de dispositivos eletrônicos influencia o processo de aprendizagem, considerando tanto os benefícios quanto os desafios associados. A pesquisa examina os efeitos do tempo excessivo de exposição a telas na saúde mental e física dos estudantes, além de seu impacto na concentração, qualidade do sono e rendimento acadêmico. Os resultados poderão auxiliar instituições e professores na promoção de práticas que equilibrem o uso da tecnologia, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais saudável e eficaz. Esse estudo é relevante por abordar uma questão atual que afeta a maioria dos estudantes, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias de uso consciente de telas no ensino superior.
This study analyzes the impact of screen use on the academic performance of university students, utilizing a qualitative-quantitative methodology grounded in theoretical frameworks from the fields of Psychology, Education, and Information Technology. Data collection was conducted through a closed questionnaire answered by university students. The aim is to investigate how the use of electronic devices influences the learning process, exploring both the benefits and associated challenges. The study examines how excessive screen exposure affects students' mental and physical health, impacting concentration, sleep quality, and academic performance. The results may help institutions and educators promote practices that balance technology use, creating a healthier and more effective learning environment. This research is relevant as it addresses a current issue affecting the majority of students, offering insights for developing strategies to encourage mindful screen use in higher education.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35453
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.