Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35453
Title: | Influência do uso de telas no desempenho escolar de universitários: desafios e oportunidades |
Other Titles: | A study on the role of screen use in academic performance and productivity |
Authors: | SOUZA, Letícia Moreira de SILVA, Leonardo Santos da |
Advisor: | MACHADO, Andréia de Oliveira |
Other contributor: | GARCIA, Mariana FERREIRA, Daniel Paulo |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Tecnologia;Ensino superior |
Issue Date: | 20-Jun-2025 |
Publisher: | 275 |
Citation: | SOUZA, Leticia M.; SILVA, Leonardo S. Influência do uso de telas no desempenho escolar de universitários: desafios e oportunidades: um estudo sobre o papel do uso de telas no desempenho e na produtividade acadêmica. – SP, 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão em tecnologia da informação). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2025. |
Abstract: | Este trabalho busca analisar o impacto do uso de telas no desempenho
acadêmico dos universitários. Baseando-se em uma metodologia quali
quantitativa, o estudo utiliza base teórica das áreas de Psicologia,
Educação e Tecnologia da Informação. A pesquisa foi realizada com
dados coletados por meio de um questionário fechado respondido por
estudantes universitários. O objetivo é investigar como o uso de
dispositivos eletrônicos influencia o processo de aprendizagem,
considerando tanto os benefícios quanto os desafios associados. A
pesquisa examina os efeitos do tempo excessivo de exposição a telas
na saúde mental e física dos estudantes, além de seu impacto na
concentração, qualidade do sono e rendimento acadêmico. Os
resultados poderão auxiliar instituições e professores na promoção de
práticas que equilibrem o uso da tecnologia, favorecendo um ambiente
de aprendizagem mais saudável e eficaz. Esse estudo é relevante por
abordar uma questão atual que afeta a maioria dos estudantes,
oferecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias de uso
consciente de telas no ensino superior. This study analyzes the impact of screen use on the academic performance of university students, utilizing a qualitative-quantitative methodology grounded in theoretical frameworks from the fields of Psychology, Education, and Information Technology. Data collection was conducted through a closed questionnaire answered by university students. The aim is to investigate how the use of electronic devices influences the learning process, exploring both the benefits and associated challenges. The study examines how excessive screen exposure affects students' mental and physical health, impacting concentration, sleep quality, and academic performance. The results may help institutions and educators promote practices that balance technology use, creating a healthier and more effective learning environment. This research is relevant as it addresses a current issue affecting the majority of students, offering insights for developing strategies to encourage mindful screen use in higher education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35453 |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.