Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35388
Título: | E-Fatecano: utilização de tecnologias de ensino remotas como suporte a deficientes físicos em aulas presenciais |
Título(s) alternativo(s): | E-Fatecano: using remote teaching technologies to support students with physical disabilities in in-person classes |
Autor(es): | STAIANOF, Bianka Bonete |
Orientador(es): | SHAMMAS, Gabriel Issa Jabra |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inclusão social;Inclusão escolar;Pessoas com deficiência física;Ensino superior;TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | 002 |
Referência Bibliográfica: | STAIANOF, Bianka Bonete. E-Fatecano: utilização de tecnologias de ensino remotas como suporte a deficientes físicos em aulas presenciais, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo propor uma solução tecnológica acessível para garantir a inclusão de estudantes com deficiência física na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), considerando os recorrentes problemas estruturais que comprometem a acessibilidade, como a frequente quebra dos elevadores dos blocos A e B. A proposta é a criação do E-Fatecano, um “aluno virtual”, representado por um
dispositivo tecnológico (notebook ou mini pc em estrutura móvel) que permita a transmissão em tempo real das aulas presenciais pela plataforma Microsoft Teams. A metodologia empregada é exploratória e qualitativa, com base em experiências observadas, revisão bibliográfica e análise de viabilidade. Os resultados esperados apontam para uma alternativa prática e economicamente viável que favoreça a
equidade no acesso à educação superior. This essay has the goal of proposing an accessible technology as to guarantee the inclusion of physically disabled students at the college Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), considering the reoccurring structural issues that compromise accessibility, such as the frequent breakdown of the elevators in the blocks A and B. The proposition is the creation of the E-Fatecano, a “virtual student” represented by a tech device (such as a laptop or mini pc on a mobile structure) that would allow realtime transmission of in-person classes through Microsoft Teams. The methodology used is exploratory and qualitative, based on observed experiences, bibliographic revision and viability analysis. The expected results aim towards a practical and economically viable alternative that favors equity in access to higher education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35388 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiseedesenvolvimentodesistemas_2025_1_biankabonetestaianof_efatecanoutilizaçãodetecnologiasdeensinoremotas.pdf Restricted Access | 353.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.