Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSHAMMAS, Gabriel Issa Jabra-
dc.contributor.authorSTAIANOF, Bianka Bonete-
dc.date.accessioned2025-09-01T20:40:22Z-
dc.date.available2025-09-01T20:40:22Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationSTAIANOF, Bianka Bonete. E-Fatecano: utilização de tecnologias de ensino remotas como suporte a deficientes físicos em aulas presenciais, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35388-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo propor uma solução tecnológica acessível para garantir a inclusão de estudantes com deficiência física na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), considerando os recorrentes problemas estruturais que comprometem a acessibilidade, como a frequente quebra dos elevadores dos blocos A e B. A proposta é a criação do E-Fatecano, um “aluno virtual”, representado por um dispositivo tecnológico (notebook ou mini pc em estrutura móvel) que permita a transmissão em tempo real das aulas presenciais pela plataforma Microsoft Teams. A metodologia empregada é exploratória e qualitativa, com base em experiências observadas, revisão bibliográfica e análise de viabilidade. Os resultados esperados apontam para uma alternativa prática e economicamente viável que favoreça a equidade no acesso à educação superior.pt_BR
dc.description.abstractThis essay has the goal of proposing an accessible technology as to guarantee the inclusion of physically disabled students at the college Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), considering the reoccurring structural issues that compromise accessibility, such as the frequent breakdown of the elevators in the blocks A and B. The proposition is the creation of the E-Fatecano, a “virtual student” represented by a tech device (such as a laptop or mini pc on a mobile structure) that would allow realtime transmission of in-person classes through Microsoft Teams. The methodology used is exploratory and qualitative, based on observed experiences, bibliographic revision and viability analysis. The expected results aim towards a practical and economically viable alternative that favors equity in access to higher education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência físicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DIGITAISpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleE-Fatecano: utilização de tecnologias de ensino remotas como suporte a deficientes físicos em aulas presenciaispt_BR
dc.title.alternativeE-Fatecano: using remote teaching technologies to support students with physical disabilities in in-person classespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analiseedesenvolvimentodesistemas_2025_1_biankabonetestaianof_efatecanoutilizaçãodetecnologiasdeensinoremotas.pdf
  Restricted Access
353.56 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.