Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35388
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SHAMMAS, Gabriel Issa Jabra | - |
dc.contributor.author | STAIANOF, Bianka Bonete | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T20:40:22Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T20:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.identifier.citation | STAIANOF, Bianka Bonete. E-Fatecano: utilização de tecnologias de ensino remotas como suporte a deficientes físicos em aulas presenciais, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35388 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo propor uma solução tecnológica acessível para garantir a inclusão de estudantes com deficiência física na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), considerando os recorrentes problemas estruturais que comprometem a acessibilidade, como a frequente quebra dos elevadores dos blocos A e B. A proposta é a criação do E-Fatecano, um “aluno virtual”, representado por um dispositivo tecnológico (notebook ou mini pc em estrutura móvel) que permita a transmissão em tempo real das aulas presenciais pela plataforma Microsoft Teams. A metodologia empregada é exploratória e qualitativa, com base em experiências observadas, revisão bibliográfica e análise de viabilidade. Os resultados esperados apontam para uma alternativa prática e economicamente viável que favoreça a equidade no acesso à educação superior. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay has the goal of proposing an accessible technology as to guarantee the inclusion of physically disabled students at the college Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), considering the reoccurring structural issues that compromise accessibility, such as the frequent breakdown of the elevators in the blocks A and B. The proposition is the creation of the E-Fatecano, a “virtual student” represented by a tech device (such as a laptop or mini pc on a mobile structure) that would allow realtime transmission of in-person classes through Microsoft Teams. The methodology used is exploratory and qualitative, based on observed experiences, bibliographic revision and viability analysis. The expected results aim towards a practical and economically viable alternative that favors equity in access to higher education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | TECNOLOGIAS DIGITAIS | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | E-Fatecano: utilização de tecnologias de ensino remotas como suporte a deficientes físicos em aulas presenciais | pt_BR |
dc.title.alternative | E-Fatecano: using remote teaching technologies to support students with physical disabilities in in-person classes | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
analiseedesenvolvimentodesistemas_2025_1_biankabonetestaianof_efatecanoutilizaçãodetecnologiasdeensinoremotas.pdf Restricted Access | 353.56 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.