Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35355
Título: Marketing digital estratégico como vetor para o crescimento sustentável e equilibrado das empresas de pequeno porte na zona leste de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Strategic digital marketing as a driver for sustainable and balanced growth for small businesses in the east zone of São Paulo
Autor(es): ROCHA, Henrique Reina da
GUIMARÃES, Raquel Santos
SANTOS, Samyra Pinheiro dos
CICCONE, Victória Peres
Orientador(es): CANELLA, Victor Borges
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Mídias sociais;Microempresas;Marketing de mídias sociais;Inovação
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: ROCHA, Henrique Reina da; GUIMARÃES, Raquel Santos; SANTOS, Samyra Pinheiro dos; CICCONE, Victória Peres. Marketing digital estratégico como vetor para o crescimento sustentável e equilibrado das empresas de pequeno porte na zona leste de São Paulo, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como pequenas empresas da Zona Leste de São Paulo estão utilizando estratégias de marketing digital com foco no crescimento sustentável e equilibrado. A metodologia foi um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado a gestores da região. Os dados foram analisados por meio de gráficos e interpretação temática. Os resultados apontam que o marketing digital é usado principalmente para aumentar as vendas, com ações sustentáveis ainda pontuais e pouco planejadas. As redes sociais mais utilizadas são o Instagram e o WhatsApp, pela facilidade de comunicação direta com os clientes. Mesmo com limitações de recursos e conhecimento técnico, os participantes demonstraram interesse em adotar estratégias mais alinhadas a valores humanos e sustentáveis. A pesquisa contribui com a comunidade ao apresentar um diagnóstico da realidade local e destacar oportunidades de aprimoramento no uso do marketing digital.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35355
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.