Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCANELLA, Victor Borges-
dc.contributor.authorROCHA, Henrique Reina da-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Raquel Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Samyra Pinheiro dos-
dc.contributor.authorCICCONE, Victória Peres-
dc.date.accessioned2025-08-29T17:42:18Z-
dc.date.available2025-08-29T17:42:18Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationROCHA, Henrique Reina da; GUIMARÃES, Raquel Santos; SANTOS, Samyra Pinheiro dos; CICCONE, Victória Peres. Marketing digital estratégico como vetor para o crescimento sustentável e equilibrado das empresas de pequeno porte na zona leste de São Paulo, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35355-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar como pequenas empresas da Zona Leste de São Paulo estão utilizando estratégias de marketing digital com foco no crescimento sustentável e equilibrado. A metodologia foi um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado a gestores da região. Os dados foram analisados por meio de gráficos e interpretação temática. Os resultados apontam que o marketing digital é usado principalmente para aumentar as vendas, com ações sustentáveis ainda pontuais e pouco planejadas. As redes sociais mais utilizadas são o Instagram e o WhatsApp, pela facilidade de comunicação direta com os clientes. Mesmo com limitações de recursos e conhecimento técnico, os participantes demonstraram interesse em adotar estratégias mais alinhadas a valores humanos e sustentáveis. A pesquisa contribui com a comunidade ao apresentar um diagnóstico da realidade local e destacar oportunidades de aprimoramento no uso do marketing digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectMarketing de mídias sociaispt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing digital estratégico como vetor para o crescimento sustentável e equilibrado das empresas de pequeno porte na zona leste de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeStrategic digital marketing as a driver for sustainable and balanced growth for small businesses in the east zone of São Paulopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.